A Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas (CIB/AM) aprovou, na segunda-feira (30/11), quatro pautas referentes a ações de saúde pública nos municípios do estado. Dentre as pautas está a aquisição de equipamentos para a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam), referente a uma emenda parlamentar federal.

 A aquisição dos equipamentos para o Hospital do Sangue vai ampliar a capacidade de atendimento em, aproximadamente, seis vezes, atendendo cerca de 5 mil pacientes por ano, de acordo com a relatora do processo, Radija Lopes.

 Segundo o secretário de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, os secretários municipais estão ainda mais alinhados com as pautas desenvolvidas para a área de saúde do Amazonas.

“Nós entramos em um consenso de diversos temas importantes, falamos sobre a regulação no interior, sobre as regiões de saúde e a aprovação de equipamentos para Hemoam. Fizemos a aprovação e a discussão sobre planos da regulação, planos de atualização da tabela de serviços. (…) Os secretários estão se integrando às pautas do Amazonas, ao Programa Saúde Amazonas, estão conhecendo, estão participando e é muito importante que a gente tenha essa aproximação”, ressaltou o secretário.

Próxima reunião – A última reunião do ano será realizada em 16 de dezembro, e dentre as pautas estão o plano de necessidades da atenção ambulatorial, o plano estadual de rede de cuidado à pessoa com deficiência, assim como a proposta de pactuação entre a SES-AM e as demais SES para o atendimento de pacientes do Programa de Tratamento Fora de Domicílio (TFD).

A Comissão – A CIB/AM é a instância colegiada que reúne secretários municipais e a gestão estadual para traçar estratégias e deliberar sobre a execução das ações e serviços de saúde.

Artigo anteriorCovid-19: EUA ultrapassam os 13,5 milhões de casos
Próximo artigoComeça a 10ª Semana Nacional da Execução Trabalhista