Na terça-feira (8), no primeiro dia da coleta de sangue realizada durante o programa Doador Legal da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o presidente da Casa,  deputado Roberto Cidade (PV), participou da ação fazendo sua doação. No total, foram coletadas 52 bolsas de sangue que beneficiarão 208 pessoas que precisam.

Roberto Cidade convidou os servidores da Aleam e a população em geral para também fazerem o ato solidário que tem o intuito de ajudar no abastecimento do estoque da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHemoam).

“É a primeira vez que  faço doação de sangue na Assembleia e quero aproveitar para convidar os servidores e a população para doarem, para ajudar no estoque do Hemoam. Unindo forças conseguiremos ajudar a manter o banco de sangue e salvar vidas”, disse.

O parlamentar destacou que o foco maior está na pandemia do coronavírus, mas que ainda existem outras enfermidades que atingem a população, e que também necessitam de doação. “Por isso, o objetivo do programa é bater o recorde do ano passado, quando foram doadas cerca de 300 bolsas de sangue ao Hemoam”, afirmou.

A subgerenete de coleta externa do FHemoam, Suzete Camurça, comemorou os números do primeiro dia. “Tivemos um ótimo resultado. Com certeza vamos ultrapassar a meta estipulada para 2021. É sempre bom destacar que cada doador salva a vida de quatro pessoas”, enfatizou.

Segundo ela, ações como essa, de iniciativa do poder público, são muito importantes. “Queremos parabenizar a Casa pela realização do programa que salvará muitas vidas”, disse.

A diretora de Assistência Social, Jandira Moura, avaliou como excelente a participação no primeiro dia e explicou que a partir desta quarta-feira até sexta-feira, os doares poderão se dirigir à sede do Hemoam,  das 8h às 17h, onde haverá uma equipe composta por servidores da diretoria Social, de Saúde e da Escola do Legislativo José Lindoso auxiliando nas doações. “Toda equipe está muito feliz com o resultado deste primeiro dia, mas ainda temos mais três dias de campanha  e convidamos todos a doarem”, ressaltou.

Doador Legal

O programa Doador Legal teve início em 2014. Desde então, servidores efetivos e comissionados, dependentes e deputados participam da campanha que ajuda a manter o estoque de bolsas de sangue do FHemoam.

Em 2019, o programa realizou duas campanhas, que  conseguiram arrecadar ao todo, 237 bolsas de sangue. Em 2020, apesar da pandemia, o programa conseguiu 285 bolsas.

Histórico de Doações

2014 – 19 bolsas

2015 – 38 bolsas

2016 – 37 bolsas

2017 – não houve doação.

2018 – 37 bolsas

2019 – 1ª campanha 93 bolsas

2ª campanha 144 – totalizando 237 bolsas

2020 – 285 bolsas

Artigo anterior“Amazonas livre de febre aftosa sem vacinação”, destaca Adjuto Afonso
Próximo artigoBalcão do Consumidor leva serviços ao município de Rio Preto da Eva