O vereador Rodrigo Guedes (PSC) apresentou, nesta quinta-feira (18/2), proposta de criação da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (PCD) no âmbito da Câmara Municipal de Manaus (CMM). De acordo com Rodrigo Guedes, a Comissão vai cumprir a função de elaborar pareceres sobre as políticas e diretrizes direcionadas às pessoas com deficiência.

O projeto de resolução apresentado pelo vereador, e que ainda está em fase de coleta de assinaturas na Câmara, altera o artigo 35 da Resolução 92/15 do Regimento Interno da CMM, inserindo no rol de comissões técnicas permanentes a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Para Rodrigo Guedes, a instalação da Comissão na Casa é de suma importância para assegurar a inclusão e o cumprimento de normas do Estatuto da Pessoa com Deficiência (EPD), bem como o cumprimento da Lei municipal nº 1170/07.

Segundo o vereador, a Comissão também vai fiscalizar programas governamentais, além de promover eventos e pesquisar formas de assegurar acessibilidade universal em espaços públicos e privados.

“A instalação desta comissão vai possibilitar o acompanhamento dos programas e projetos governamentais para os PCD, a fiscalização e acompanhamento da aplicação dos recursos do Fundo Municipal de Apoio à Pessoa com Deficiência”, disse, Rodrigo Guedes, para quem é de extrema importância que a atenção do poder legislativo concentre esforços para garantir os direitos dos mais vulneráveis.

Artigo anteriorConcultura analisa acervo histórico do Arquivo Municipal de Manaus
Próximo artigoNove municípios do Amazonas enviam pedidos de reconhecimento de Estado de Calamidade