O governo russo anunciou nesta quarta-feira (10) que irá reduzir a velocidade de acesso ao Twitter nos celulares e computadores por considerar que a rede social não cumpre as decisões judiciais para retirar conteúdos “ilegais” de sua plataforma.

“Com o objetivo de proteger os cidadãos russos na relação com o Twitter, a partir de 10 de março de 2021, foram adotadas medidas de reação centralizada e, apropriadamente, de diminuição primária da velocidade do serviço. A diminuição será de 100% nos aparelhos móveis e de 50% nos fixos”, informou em nota a agência de telecomunicações Roskomnadzor.

Ainda conforme a entidade, seriam cerca de três mil “postagens ilegais” na plataforma. Apesar de não citar diretamente, a rede social é usada amplamente por expoentes da oposição ao governo de Vladimir Putin, entre eles, o advogado Alexei Navalny.

“Não havia o desejo de bloquear nada, mas as medidas dirigidas são para que essas empresas respeitem as nossas leis, que são bastante justificadas”, ressaltou o porta-voz da Presidência, Dmitri Peskov, acrescentando que a ideia é continuar a deixar que os russos “acessem todos os recursos globais”, mas que as redes “sigam as leis russas”.

No entanto, após a Roskomnadzor começar a aplicar a diminuição de velocidade para o Twitter, diversos sites do governo russo também sofreram com a medida. O Ministério do Desenvolvimento Digital negou que o problema seja ligado à rede social, mas a situação ainda não foi resolvida. (ANSA).

Artigo anteriorFACHIN, MORO E A LAVA-JATO
Próximo artigoCom 1.954 vítimas, Brasil passa EUA em mortes diárias por Covid-19