A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com o consórcio cogestor CGPAM, realizou, na segunda-feira (28/09), a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do Curso de Serigrafia para 15 internos do Centro de Detenção Provisório Masculino 2 (CDPM 2), localizado no Km 08, da BR-174.

 No curso de serigrafia, com carga horária de 120 horas, os internos aprenderam técnicas básicas de pintura silkscreen  (processo de impressão de estampas em roupas e outras superfícies), além de pinturas artísticas em telas. A capacitação faz parte do programa “Trabalhando a Liberdade”, que tem como objetivo promover a ressocialização de internos por meio do trabalho, do estudo e da qualificação profissional.

 Durante a cerimônia de entrega dos certificados, o diretor do CDPM 2, Jean Carlo Oliveira, ressaltou a importância dos cursos para que muitos internos possam realmente mudar de vida. “Tenho certeza que tudo que foi aprendido aqui será de grande valia para vocês lá fora. Desde o início da nossa caminhada, nós temos a missão de proporcionar oportunidades para que os nossos internos possam sair daqui ressocializados ou pelo menos com uma profissão”.

No evento, o secretário-executivo adjunto da Seap, coronel André Luiz Barros Gioia, exaltou mais essa conquista dos internos e do sistema prisional. “É com muito orgulho que entregamos mais uma turma de formandos aqui dentro do sistema prisional. A nossa ideia é dar oportunidade para vocês e basta vocês acreditarem que a mudança é possível. Sairão daqui como profissionais, certificados, prontos para retomar a vida”, disse Gioia.

 O interno Francisco das Chagas* (nome fictício) disse estar muito grato pela oportunidade. “Cada um de nós é responsável pela transformação do sistema prisional. Estamos mostrando que um futuro melhor para todos nós é possível. Cabe a cada um de nós agarrar essas oportunidades para sair daqui melhores”, comentou.

Capacitação – Junto com o encerramento do curso de Serigrafia, foi realizada a abertura de mais três cursos de capacitação profissional no CDPM 2: Barbeiro, Pedreiro e Elétrica Predial. A finalidade é  profissionalizar mais 50 reeducandos da unidade.

Na ocasião, foi realizada uma dinâmica com a participação dos próprios internos, em alusão ao “Setembro Amarelo”, pela defesa e valorização da vida.

Artigo anteriorRocam Motos prende suspeito de roubo com revólver calibre 38 no Jardim do Éden
Próximo artigoOperação da PF contra desvios na saúde mira governador do Pará, Helder Barbalho