Vinte internos do Centro de Detenção Provisória Masculino 2 (CDPM 2), localizado no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista), concluíram na terça-feira (26/05) o primeiro Curso Básico de Agropecuária. A formação foi coordenada pelo Departamento de Gestão e Projetos (Degep) e Departamento de Reintegração Social e Capacitação (Deresc) da  Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), em parceria com a empresa cogestora Embrasil Serviços.

O curso teve carga horária de 40 horas. As aulas foram divididas em teóricas e práticas, quando os internos puderam atuar na colônia agrícola anexa ao CDPM 2.

Montagem de sementeiras, quantidade de plantas por área, preparo de substrato, tratos culturais e adubação foram alguns dos conteúdos abordados durante a capacitação.

De acordo com o diretor da unidade, Jean Carlo Oliveira, além de permitir que os internos tenham conhecimento acerca de espécies agrícolas, manejo e controle de pragas, o curso fortalece as atividades de ressocialização. “Os cursos são uma oportunidade para o reeducando poder exercer trabalho digno quando sair do cárcere”, disse ele.

Ainda segundo Oliveira, uma nova turma está prevista para receber profissionalização ainda neste ano. Os participantes que obtiveram certificação poderão continuar realizando as atividades na colônia agrícola do CDPM 2. Eles também recebem remição de um dia da pena a cada três dias de trabalho não remunerado, conforme previsto na Lei de Execução Penal (LEP).

Artigo anterior“Adiar Copa América foi uma decepção, mas lógico”, afirmou Messi
Próximo artigoSerafim diz que avanço de Organizações Sociais no Amazonas é equívoco