Começaram, na segunda-feira (17/08), as aulas dos cursos de serigrafia e marcenaria ofertados aos internos dos Centros de Detenção Provisório Masculino 1 e 2, ambos localizados no Km 08 da BR-174 (Manaus-Boa Vista). As capacitações estão sendo ofertadas por meio da parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e o consórcio cogestor CGPAM.

Os cursos possuem uma turma única composta por 30 reeducandos do programa “Trabalhando a Liberdade”. Cada unidade prisional dispõe de 15 vagas. As aulas serão ministradas no CDPM 2.

No curso de serigrafia, os internos irão aprender técnicas básicas de pintura silkscreen e pinturas artísticas em telas. Já no curso de marcenaria serão lecionadas técnicas próprias da área, como medição, acabamento, lixamento, envernizamento, entre outros. As aulas foram divididas em práticas e teóricas.

O curso de serigrafia tem carga horária total de 120 horas e o de marcenaria a carga horária será de 260 horas.

 Na cerimônia de abertura dos cursos, foram exibidas telas de pinturas feitas pelos próprios internos. O diretor do CDPM 2, Jean Carlo Oliveira, aproveitou a oportunidade para exaltar o trabalho desenvolvido por eles. “Alguns já possuem talento nato e o exercem na unidade contribuindo para as atividades de artesanato. O curso de serigrafia irá proporcionar o aprimoramento das técnicas e lhes apresentar novos recursos de pintura”, completou ele. 

Além de iniciativas como essa possibilitarem ao apenado um futuro promissor e honesto quando em liberdade, bem como, enquanto na unidade, favorecer a sua atuação em atividades de melhorias na manutenção e conservação do prédio onde todos serão beneficiados, há ainda a remição da pena pelo estudo, determinada na Lei de Execução Penal (LEP).

Artigo anteriorPolícia Civil solicita ajuda da população para encontrar indivíduo foragido da Justiça
Próximo artigoPoliciais militares da 13ª Cicom detêm homem por tráfico de drogas na zona norte