A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) continua realizando treinamentos com o Grupo de Intervenção Penitenciária (GIP), que atua nas unidades prisionais do Amazonas.

Na quarta-feira (30/09), policiais militares do GIP de quatro unidades receberam instruções táticas: Centro de Detenção Provisória Masculino 1 e 2 (CDPMs 1 e 2), Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) e Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat). A atividade aconteceu no CDPM 1.

Os treinamentos haviam sido suspensos em março, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, e recomeçaram no mês de maio. De acordo com o coordenador do GIP, capitão Vítor Moraes, os policiais recebem as instruções uma vez por semana, com o intuito de aperfeiçoar cada vez mais o trabalho desempenhado por eles.

“Inicialmente, eles aprendem as normas e leis gerais de atuação criadas pela Seap, que orientam como o grupo deve agir no interior das unidades, em situações diversas, desde procedimentos de rotina a revistas, fugas e rebeliões”, informa Moraes. “Para que eles tenham esses ensinamentos massificados são feitos os treinamentos teóricos e práticos”, conclui.

Desde o ano passado, o GIP é responsável pelas ações de vigilância interna das unidades prisionais e tem como principal função garantir a ordem e segurança no ambiente prisional, tanto para servidores, agentes e internos.

Artigo anteriorEspanha anuncia novas restrições contra a covid-19 em Madri
Próximo artigo‘Drive-thru’ e ‘delivery’ de restaurantes não têm limite de horário de funcionamento