Abriram ontem as inscrições para os Jogos Adaptados André Vidal de Araújo (Jaavas) 2014. O procedimento deve ser feito no site da Secretaria Municipal de Educação (Semed) – http://semed.manaus.am.gov.br/jaavas-2014/. A expectativa é que 2,5 mil pessoas se inscrevam para os jogos. As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis até dia 31 de julho. Os jogos acontecerão entre 23 e 31 de agosto.

Todas as instituições da rede pública ou privada que trabalham com pessoas com deficiência no Estado podem participar da competição. O regulamento também está disponível no site da Semed. Para abrir os jogos, a primeira ação será a ‘pedalada da inclusão’, que acontecerá no dia 6 de julho, com saída da Avenida do Samba.

A idealizadora e coordenadora do Jaavas, Shirley Amaral, contou que as inscrições para a pedalada, especificamente, serão feitas no mesmo dia, na Avenida do Samba. “As primeiras 500 pessoas inscritas ganharão uma blusa do Jaavas de brinde. A atividade é como uma chamada para os jogos e faz um alerta à sociedade sobre a inclusão de pessoas com deficiência”, explicou.

Jaavas

Com o apoio de órgãos oficiais, empresas privadas, entidades educacionais, esportivas e filantrópicas, o Jaavas é destinado a todas as pessoas com algum tipo de deficiência, tanto de Manaus como do interior do Estado.

Para aprimorar a orientação espaço temporal e coordenação motora e global, vários jogos recreativos adaptados foram criados pela equipe de professores de Educação Física do Jaavas. Atletismo, basquetebol, voleibol, natação, queimada, futsal, goalball e tênis de mesa também estão entre as modalidades oferecidas. Os jogos contribuem para o processo cognitivo dos alunos com deficiência visual, auditiva, física, intelectual, entre outras.

O projeto iniciou em 2012, com 600 crianças participando. Na segunda edição, em 2013, o número de alunos subiu para 1.874. Neste ano, a expectativa é que 2,5 mil pessoas se inscrevam para a competição.

Artigo anteriorVereador cobra explicação de contrato de mais de R$ 1,7 milhão assinado por Régis em Manacapuru
Próximo artigoLuiz Castro vai a Parintins e denuncia descaso da prefeitura com lixo