FOTO: Rodrigo Santos/SES-AM
Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O secretário de Estado de Saúde (SES-AM), Anoar Samad, realizou, nesta terça-feira (14/09), visita técnica no Hospital Jofre Cohen, no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), que irá receber leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A instalação da estrutura de média e alta complexidade no interior do Estado faz parte do programa Saúde Amazonas, por meio do projeto Saúde nas Calhas, da SES-AM.

“Por determinação do governador Wilson Lima iremos implantar, pela primeira vez na história do estado, leitos de UTI no interior e vamos iniciar por Parintins. A instalação depende de aprovação do projeto e de processo licitatório para obra de adequação na estrutura do hospital. Trouxe a equipe de assistência e engenharia para averiguar como podemos avançar mais na saúde e somar esforços para melhorar o atendimento à população parintinense”, afirmou o médico.

Parte dos equipamentos já está no município, incluindo um tomógrafo entregue pelo Governo do Estado, por meio da SES-AM. Também foram entregues dez leitos completos com cama, respiradores, monitores, bombas de infusão e equipamentos de hemodiálise – adquiridos por meio de parceria entre a Prefeitura de Parintins e a empresa Celeo.

De acordo com o secretário executivo de Assistência do Interior da SES-AM, Cássio Espírito Santo, a descentralização dos serviços assistenciais à população irá ampliar o atendimento no hospital, com acréscimo de recursos humanos, e o acesso à saúde no município que, também, atende outras cidades próximas de Parintins e de municípios do Pará.

“Parintins sempre foi uma das grandes prioridades para gestão estadual, tanto que em 2019 foram os primeiros leitos de UCI (unidades de cuidados intermediários) que o Estado implantou. O projeto das UTIs seria o desdobramento das UCIs, mas as alças epidêmicas dificultaram e nós não poderíamos prosseguir sem a segurança dos indicadores. Com a pandemia acalmando e os indicadores melhorando a gente tem condições de realizar a obra zelando pela saúde da população”, explicou o secretário Cássio.

No município, o secretário Anoar visitou o espaço da unidade hospitalar onde será construída a área para os leitos de UTI e o parque de imagens, além das usinas de oxigênio em operação. Na visita, o secretário constatou que o município está sem internações de paciente com covid-19 desde a última sexta-feira (10/09). O médico também esteve no Hospital Padre Colombo e conheceu a estrutura de assistência materno-infantil.

Recursos – O Governo do Amazonas repassou à Parintins neste ano, de janeiro a junho, R$ 4,7 milhões em recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviços e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI), para aplicação exclusiva em ações de saúde, além de R$ 6,5 milhões para investimento em medicamentos produtos para saúde, oxigênio, recursos humanos, obras e para as ações de combate à pandemia de Covid-19.

O prefeito em exercício de Parintins, Mateus Assayag, disse que é fundamental a parceria com o Governo do Estado para efetivação dos leitos de UTI.

“Sem a parceria do Estado não vai. A infraestrutura para instalar os equipamentos tanto na UTI quanto do parque de imagens precisa do apoio do Estado; e operar esses equipamentos têm um custo altíssimo”, afirmou.

Saúde nas Calhas – O projeto tem o objetivo de descentralizar os serviços assistenciais à população do interior do Estado, com a implantação de estrutura de média e alta complexidade nos hospitais de oito municípios polos de saúde regional. Itacoatiara, Manacapuru, Tefé, Tabatinga, Humaitá, Lábrea e Eirunepé também estão previstos para receberem a instalação de UTIs e que servirão de apoio para os demais municípios de cada região.

“Parintins está entre os projetos prioritários do Saúde Amazonas. A nossa missão, a partir desta viagem, é estreitar cada vez mais a comunicação do Saúde Amazonas com todos os técnicos de Parintins, para que possamos trabalhar em um plano de ação com cronograma a partir do levantamento de necessidades, que é o objetivo da viagem”, explicou a secretária executiva adjunta de Políticas em Saúde da SES-AM, Nayara Maksoud.

O secretário executivo de Assistência da Capital, Jani Kenta Iwata, o deputado estadual Tony Medeiros e vereadores da Câmara Municipal de Parintins acompanharam a visita técnica nas unidades hospitalares. 


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •