O Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) da zona sul, gerido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), completou nesta terça-feira (27/07), um ano de atuação em ações que viabilizam o combate e enfrentamento à violência contra a mulher.

Pela manhã, a unidade localizada dentro da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM), no bairro Colônia Oliveira Machado, celebrou a data oferecendo serviços de embelezamento feminino, como esmaltação, cortes de cabelo, massagem e design de sobrancelhas. Além disso, a ação contou com testes rápidos de Hepatite B e C, Sífilis, HIV e de Covid-19.

A secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, explica que o Sapem faz parte dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado e integra a Nova Rede Mulher, em defesa dos direitos desse público.

“O serviço tem funcionamento 24 horas, oferecendo às vítimas acolhimento institucional, atendimentos sociais e psicológicos. Além disso, as mulheres assistidas pela rede são direcionadas ao Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher (CREAM) e para outros órgãos competentes”, disse.

A secretária executiva de Políticas para Mulheres, Maricília Costa, ressalta o compromisso do Sapem Sul ao longo deste ano, para a proteção das mulheres.

“Todo o trabalho feito no Sapem sul, é realizado com muita garra. Hoje estamos comemorando um ano de compromisso com essas mulheres e é uma imensa felicidade porque temos bons resultados. Nosso dever, além de defender os direitos delas, é proporcionar todo nosso apoio e atuamos firmemente para combater a violência doméstica, afinal, mexeu com uma, mexeu com todas”, disse a secretária.

A psicóloga Sarah Calfe, que gerencia o Sapem Sul, destacou que os serviços do Sapem não foram paralisados durante a pandemia.

“Passamos por um momento de pandemia e mesmo não atendendo pessoalmente, nosso trabalho não parou. Atuamos firmemente, ligando para as vítimas e verificando tudo o que podíamos ajudar, em questão de denúncias e apoio psicológico”, disse.

Serviço primordial – A delegada Kelene Passos, completa afirmando a importância do Governo do Amazonas manter o serviço nas dependências da Especializada.

“O Sapem é fundamental nesse primeiro acolhimento da mulher. Nós da delegacia estamos aqui para proporcionar, também, o apoio e orientação jurídico, e sem o serviço emergencial à mulher, nosso trabalho ficaria bastante prejudicado. Fico extremamente feliz de comemorar esse um ano com eles”, finalizou a delegada.

Artigo anteriorEm Vila Rica de Caviana, Idam realiza ação para emissão de Cartão do Produtor e Declaração de Aptidão ao Pronaf
Próximo artigoBelarmino Lins prestigia  entrega de cestas básicas a 630 famílias em Nova Olinda do Norte