A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), realizou na tarde de quarta-feira (22/09), no Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), no bairro Dom Pedro, a cerimônia de formatura de 120 socioeducadores, técnicos e profissionais que atuam no sistema socioeducativo no Amazonas.

Com duração de três anos, o curso de formação tem por objetivo alcançar todos os servidores e parceiros que atuam na execução das Medidas Socioeducativas, conforme as orientações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).

De acordo com a secretária da Sejusc, Mirtes Salles, a formação dos socioeducadores vai fortalecer ainda mais o desenvolvimento dos adolescentes.

“Nossa gestão trabalha de forma humanizada e isso traz resultados positivos. Vamos continuar com ações que possam melhorar a qualidade de vida dos adolescentes, bem como de toda equipe que trabalha em conjunto”, disse Mirtes.

Durante a cerimônia de entrega de certificados, o secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Emerson Lima, comentou sobre os módulos componentes do curso.

“Hoje nós estamos encerrando o curso de formação continuada que foi ministrado para todos os socioeducadores que atuam direto com os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A primeira parte do curso foi a capacitação deles, e a segunda acontece na troca de experiências nos Centros Socioeducativos”, informou Emerson.

Capacitação – O chefe de Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dase), Jean Mendonça, participou do curso durante três anos e declarou que todo o aprendizado serviu para melhor atender os adolescentes que cumprem as medidas.

“Esse curso é muito importante pois me capacitou para eu estar onde estou, gerenciando todas as unidades do sistema socioeducativo. Hoje, estou finalizando esse curso com bastante êxito”, disse Jean.

Módulos – A formação contou com carga horária de 120 horas e os seguintes módulos: Sociedade, Adolescente, Família: Conceitos e Fundamentação Teórica; Princípios e Fundamentos Legais das Políticas Públicas para o adolescente; A Centralidade da Ação Pedagógica nas Instituições Socioeducativas; Dinâmica da Integração Operacionais do Sistema Socioeducativo; Socioeducação e Segurança e Acompanhamento do Egresso.

O curso é um convênio do Governo do Estado com o Governo Federal para que o Amazonas possa atender aos princípios do Sinase. A lei determina que esses profissionais passem por essa capacitação para saber lidar com os adolescentes que estão cumprindo as medidas socioeducativas.

Artigo anteriorEstudantes de 14 anos desaparecem na fronteira entre Brasil e Paraguai
Próximo artigoSuposto affair de Juliette, ex de Anitta terminou noivado após passeio com BBB