Do dia 21 ao dia 27 de agosto, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realiza a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A programação traz como tema “Protagonismo empodera e concretiza a inclusão social” e foi criada para reafirmar a importância da participação da Pessoa com Deficiência (PcD) na sociedade.

O secretário William Abreu, titular da Sejusc, explica que as atividades seguem a proposta da Federação Nacional das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). A Secretaria Executiva da Pessoa com Deficiência (SePcD), vinculada à Sejusc, preparou um plano que inclui café da manhã, bate-papo com representantes e convidados, terapia assistida por animais para crianças PcDs e equoterapia, que consiste na interação de pessoas com cavalos.

A secretária executiva da Pessoa com Deficiência, Lêda Maia, destacou o papel da Sejusc na mobilização nacional. “É uma data que busca trazer mais inclusão e participação das pessoas com deficiência intelectual e múltipla na sociedade. Nós, como uma secretaria inclusiva, decidimos aderir ao tema e estaremos realizando várias atividades que irão empoderar e trazer inclusão social para essas pessoas”.

Semana – A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla foi instituída pela Lei nº 13.585, de 26 de dezembro de 2017. A semana também tem a função de sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o combate ao preconceito.

Artigo anteriorIncêndio em subestação deixa bairros de Manaus sem energia elétrica
Próximo artigo“Fábrica de soluções”, diz Arthur Neto ao inaugurar Centro de Cooperação da Cidade (CCC)