O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), realizará, nesta quarta-feira (22/01), a partir das 8h, a primeira edição da Amostra dos Serviços de Apoio à Mulher, Idoso, Criança e Pessoa com Deficiência (Samic)/Casa de Maria em Itacoatiara (distante 176 quilômetros de Manaus). O evento será no auditório do Fórum Dr. José Rebelo de Mendonça, localizado na avenida Parque, no bairro Pedreira.

Segundo a titular da Sejusc, Caroline Braz, a proposta é apresentar o resultado do trabalho da Rede de Enfrentamento à Violência no município, lançado em junho do ano passado.

“Vamos fazer um panorama das políticas públicas direcionadas para mulheres, idosos, crianças e pessoas com deficiência, uma das prioridades nesta gestão por determinação do governador Wilson Lima, para que os serviços sejam expandidos para o público do interior”, adianta a secretária. “A nossa missão é, por meio de um trabalho integrado com movimentos sociais de mulheres do município e parceiros, oferecer atendimento de qualidade, com profissionais capacitados e que realmente façam a diferença na vida das pessoas em situação de vulnerabilidade”.

A coordenadora do Samic/Casa de Maria, Tânia Chantel, destaca que, durante o evento, será aberto espaço para o público beneficiado falar sobre os serviços.

“Queremos ouvir o que as pessoas têm a dizer para que possamos aprimorar o que é oferecido, além de incentivar outras mulheres a investir na autonomia financeira”, comenta. “É também um espaço para aqueles que querem tirar dúvidas sobre o projeto”.

Exposição – No local, as mulheres vítimas de violência doméstica atendidas pelo órgão em Itacoatiara vão expor produtos confeccionados por elas. Também acontecerá a entrega de certificados para as participantes do projeto “Mulheres rompendo a violência doméstica e familiar e tecendo novas histórias”.

Conforme a coordenadora, cerca de 60 mulheres participaram de oficinas de customização, pintura em tecido, designer e pigmentação de sobrancelhas. Ela conta que o projeto é realizado desde o ano passado e já inseriu a maioria das alunas no mercado de trabalho.

“As oficinas estão dando conta do que nós tínhamos como perspectiva, que era dar autonomia para essas mulheres e romper a violência. É importante dar visibilidade de como esses trabalhos estão cumprindo o planejamento e gerando renda para este público”, afirma Tânia Chantel. “Muitas mulheres relatam que estão vivendo situações de violência por um prato de comida, mas, agora, com esse recurso, elas não precisam mais passar por isso. É um trabalho de conscientização para que elas socializem o que estão passando para incentivar outras mulheres”.

Casa de Maria – O Serviço de Apoio à Mulher, Idoso, Criança e Pessoa com Deficiência (Samic)/Casa de Maria em Itacoatiara foi inaugurado em junho do ano passado como projeto-piloto de atendimento às vítimas de violência. Em 2020, seis novas unidades serão inauguradas no interior do estado. Entre os munícipios confirmados estão Parintins,  Tabatinga, Maués, Tefé, Humaitá e São Gabriel da Cachoeira.

A Casa de Maria fica localizada no anexo à Delegacia Especializada, com atendimento social e psicólogo.

Artigo anteriorInscrições abertas para pós-graduação gratuita em Vigilância em Saúde no Amazonas
Próximo artigoFinal da Copa São Paulo vai marcar início da nova fase do Pacaembu