De acordo com dados do Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), a região Norte concentra o maior número de rotas de tráfico de pessoas, com foco em mulheres adultas e crianças. Pensando nesse cenário, a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania realizou uma mobilização em alusão ao Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, celebrado nesta quinta-feira (23/09).

Coordenada pelas secretarias executivas de Políticas para as Mulheres (SEPM) e de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca), a ação ocorreu no período da manhã e contou com distribuição de informativos no Mercado Adolpho Lisboa e embarcações atracadas no Porto de Manaus. A Unidade Móvel Itinerante esteve presente para dar apoio e registrar possíveis denúncias de abusos e exploração sexual contra a mulher.

Segundo a secretária Mirtes Salles, titular da Sejusc, a meta da campanha é conscientizar a população para coibir o tráfico de mulheres e crianças, sendo o Porto de Manaus, um importante ponto de saída de pessoas cooptadas para o crime.

“Muitas jovens recebem propostas de estadia, moradia em outro país, e quando chegam ao destino são exploradas, abusadas, escravizadas sem nem ao menos, poderem falar com suas famílias. Apesar de parecer invisível, esse é um problema que existe e está presente na nossa sociedade. Por isso é importante o combate”, disse a gestora.

O secretário executivo de Direitos da Criança e Adolescente da Sejusc, Emerson Lima, ressaltou a importância de se levar a campanha para as ruas do Centro de Manaus.

“Trouxemos a campanha para o Porto no intuito de atingir pessoas que podem ser cooptadas para o crime, ou que conhecem pessoas vulneráveis à exploração sexual e tráfico humano. Com a campanha, a Sejusc executa projetos e programas inerentes à garantia dos Direitos Humanos”, afirmou.

Ações – A campanha teve início na segunda-feira (20/09) com palestras em escolas da rede estadual de ensino, além de abordagens educativas no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e Rodoviária de Manaus. As ações seguem até o dia 30 de setembro, com abordagens em semáforos das principais vias da capital.

A panfletagem no transporte hidroviário conta com apoio de servidores da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado Amazonas (Arsepam), que fiscaliza as embarcações em viagens intermunicipais.

Artigo anteriorIniciativas tecnológicas da Prefeitura de Manaus ganham destaque em publicação do Ministério da Saúde
Próximo artigoRegionalização da Saúde: PlanificaSUS retorna ao Baixo Amazonas com missão de organizar rede materno-infantil