Na noite do domingo (27/09), o plantão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues, no bairro Cidade Nova, zona norte, foi bastante diferente. Em vez de atender algumas urgências, médicos e enfermeiros tiveram que realizar o parto inesperado de uma paciente que chegou à unidade.

A paciente, de 18 anos, deu entrada na UPA reclamando de dores abdominais e, após ser examinada por uma enfermeira na triagem, foi verificado que ela estava, na verdade, em trabalho de parto. A jovem deu à luz, de parto normal, uma menina, às 22h38.

Durante o parto, a paciente foi acompanhada pela equipe médica composta por um clínico geral e pediatra, além de enfermeiro e equipe de técnicos de enfermagem que estavam de plantão na UPA. Após o parto, mãe e bebê foram transferidas para a maternidade Ana Braga e passam bem.

Com 15 anos de experiência, foi a enfermeira Esmeralda Nunes que identificou a gravidez e realizou o parto. Ela falou sobre a surpresa da situação para os envolvidos no atendimento.

“A paciente ficou muito surpresa quando eu, após fazer um exame clínico, verifiquei que ela estava grávida e informei que ela estava na verdade em trabalho de parto. Ela não suspeitava que estaria gestante”, comentou a profissional.

Para a enfermeira, foi uma situação diferente até mesmo para a equipe, já acostumada a realizar atendimentos de urgência diariamente.

“Quando chamei a médica e fizemos uma outra avaliação clínica, vimos que ela já estava em trabalho de parto e não daria para fazer a transferência dela para uma maternidade, foi necessário mobilizar a equipe para que o parto fosse feito aqui mesmo na UPA”.

Artigo anteriorÀ CNN, Arthur Neto diz que espera apoio do governador para decretar lockdown em Manaus
Próximo artigoEm Porto Velho, cabo da PM atira em motorista de caminhonete após ser atacado com golpe de facão