Preparação de áreas mecanizadas destinadas ao cultivo de frutas e mandioca, com o acompanhamento técnico, escoamento, melhorias de estrada, espaço ao agricultor para a comercialização da produção agrícola, regularização fundiária e ambiental. Essas foram as necessidades levantadas durante a primeira ação de campo realizada pela Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa), no Projeto de Assentamento Vila Amazônia no dia 07 de abril.

Assentados de São José, São João, Peniel, Betel (Laguinho), Santo Antônio, Santa Luzia (Murituba), Colônia Independência e Nova Olinda fizeram encaminhamentos em reunião na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ao secretário de produção, Tião Teixeira, junto com o prefeito, em exercício, Mateus Assayag, subsecretário da Sempa, José Cursino, coordenador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa – Núcleo Parintins), Jeferson Macedo, vereador Afonso Caburi, e Coordenador Municipal de Transportes, Gracinaldo Cunha.

O encontro ocorrido no polo do Laguinho discutiu a continuidade da parceria entre a Prefeitura de Parintins e a Prefeitura de Juruti, para tratar de benefícios aos assentados na divisa do Amazonas com o Pará. O vereador de Juruti, Eraldo Albuquerque, natural do Paraná de Parintins, ex-presidente do Conselho dos Assentados da Gleba Vila Amazônia (COAGVA) e ex-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), se propôs a articular os encaminhamentos com a Prefeitura de Juruti.

De acordo com o secretário Tião Teixeira, a ação de campo é uma estratégia do governo do prefeito Bi Garcia, com o objetivo de ouvir os anseios dos produtores e agricultores, encaminhar uma equipe técnica às propriedades, com a finalidade de identificar quem tem vocação para produzir e áreas com condições de receber os serviços públicos. “O prefeito Bi Garcia busca mecanismos para fortalecer a nossa produção rural e o nosso trabalho é levar condições de trabalho aos que estão interessados no cultivo da terra”, enfatiza.

O titular da pasta enfatiza que, a partir desse diagnóstico, a secretaria monta um plano de trabalho para programação de atendimento aos produtores e agricultores. A equipe da Prefeitura de Parintins também visitou duas propriedades modelos de produção agrícola na Nova Olinda, a Unidade de Produção de Alevinos (UPA) na Colônia do Açaí, Fazenda Municipal Luiz Medeiros e casarão na comunidade Santa Maria de Vila Amazônia.

Artigo anteriorDeputado defende concurso público para reforçar segurança pública no Amazonas
Próximo artigoPela primeira vez, Mané Garrinha será sede de finais disputadas pelo Palmeiras