Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio do Distrito de Saúde Rural, abriu na última quinta-feira(20), as inscrições para o concurso de“Melhor Paródia em Forma de Marchinha de Carnaval”. O concurso faz parte da programação das ações que serão desenvolvidas pelo Disa Rural, marcando o período carnavalesco e que vai abordar a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs/Aids), dengue, leishmaniose e malária.

O período de inscrição para o concurso de paródia seguirá atéodia 28 de fevereiro, quando o Disa Rural promoverá, na comunidade Nossa Senhora do Livramento, localizadaàs margens do rio Tarumã-Mirim, a partir das 10h, evento carnavalesco com a apresentação do bloco “Foliões da Saúde”, abordando o tema “É bom brincar, se divertir e não se esquecer de prevenir”.

As inscrições para o concurso de paródia podem ser realizadas nas Unidades de Saúde Rural, sendo direcionadas para comunitários e profissionais de saúde.

A técnica responsável pela programação, enfermeira Christiane Greyce Mendonça, explica que o evento foi organizado para o período antes do carnaval com o objetivo de alertar não apenas os moradores, mas também os grupos que estarão em deslocamento para retiros religiosos nas comunidades rurais.

“A programação vai levar em consideração as peculiaridades das comunidades rurais. Enquanto na área urbana,o foco das ações de saúde no carnaval é a prevenção às DSTs/Aids, acidentes e casos de violência, devido ao grande número de foliões nas festas carnavalescas, na área rural a preocupação maior ocorre em relação ao grande fluxo de pessoas que participam dos retiros, contribuindo para o aumento de casos de doenças endêmicas, como malária e dengue”, destaca Christiane Mendonça.

O bloco contará com a participação das Unidades Básicas de Saúde Rural, incluindo as Unidades de Saúde Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Auxiliadora, Pau Rosa, Ada Viana, São Pedro e Ephigênio Salles.

O evento também terá concurso para a Melhor Fantasia eoFolião Mais Animado. Todas as categorias do concurso levarão em consideração a abordagem criativa para a prevenção da dengue, leishmaniose, malária ou DSTs/Aids.

“O evento é uma forma lúdica para alertar sobre a ocorrência destes agravos, bem como divulgar as formas de transmissão, sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e a prevenção, em uma estratégia para que não ocorra um aumento do número de casos das doenças endêmicas nesta época do ano”, explica Christiane Mendonça.

O Disa Rural também já realizou ações de prevenção, mapeando as principais áreas de retiro e executando ações de borrifação e educação em saúde.

Durante o evento do dia 28, também haverá a distribuição de preservativos e de folders informativos sobre dengue, leishmaniose, malária e DSTs/Aids.O Disa Rural também vai ofertar testagem rápida para detecção de HIV, sífilis e hepatites virais, em posto montado na Marina do Davi, local de concentração para saída dos participantes até a comunidade de Nossa Senhora do Livramento, marcada para 8h30.


Compartilhe
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •