O Governo do Amazonas fez, hoje (27/05), o pagamento, no valor de R$ 274,7 mil, a 51 agricultores familiares, de 16 municípios, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Ministério da Cidadania, executado pela Secretaria Estadual de Produção Rural (Sepror) no estado. Foram beneficiadas 19 entidades que tratam diretamente com a assistência a famílias em situação de vulnerabilidade social e segurança alimentar.

A continuidade do programa de aquisição de alimentos junto ao agricultor familiar e sua distribuição mensal a centenas de famílias trazem dois grandes benefícios destacados pelo coordenador do PAA na Sepror, Tânis Castro. “De um lado, o governo garante renda e continuidade de produção no setor agrícola familiar e de outro, executa ação de cidadania com este importante programa, que é proporcionar alimentação básica a muitas famílias em todos os municípios do Amazonas, como já vinha fazendo anteriormente, mas que se acentuou e se tornou mais importante nesta época de pandemia”, destacou Tânis.

O recurso no montante de R$ 274.769,36 é referente à aquisição de 111.694 quilos de produtos dos agricultores, entregues para distribuição simultânea a 2.500 famílias aproximadamente, beneficiadas pelas 19 entidades. Todo o processo de cadastramento e entrega é feito e acompanhado pelas Secretarias de Ação Social das Prefeituras Municipais.

Os pagamentos são realizados através do Banco do Brasil, creditados no cartão de benefício econômico.

Produtos – Foram distribuídos os seguintes produtos da agricultura familiar: 35.130 quilos de abacaxi, 1.564 quilos de abóbora, 3.500 quilos de banana pacovã, 15.120 quilos de banana clonada, 1.200 quilos de cupuaçu, 1.532 quilos de pimenta-de-cheiro, 44.843 quilos de raiz de mandioca, e 8.805 quilos de mamão.

Beneficiados – Os municípios dos produtores familiares e entidades beneficiadas, neste mês de maio, foram os seguintes: Apuí (Centro de Referência e Assistência Social – Cras), Anorí (Cras), Boca do Acre (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae), Boa Vista do Ramos (Cras), Canutama (Cras), Fonte Boa (Cras), Guajará (Cras), Itapiranga (Cras), Itacoatiara (Apae e Associação dos Deficientes – Adefita), Manacapuru (Cras), Maués (Cras), Novo Airão (Cras), Presidente Figueiredo (Cras), Parintins (Cras), Rio Preto da Eva (Cras, Apae e Associação dos Idosos) e Tabatinga (Apae).

PAA – O Programa de Aquisição de Alimentos tem como objetivo incentivar a produção local com base na agricultura familiar por meio da aquisição e destinação de alimentos para atender as necessidades da suplementação alimentar das pessoas que se encontram em risco de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional, cadastradas nos municípios que se integraram à iniciativa.

Artigo anteriorComando de Policiamento Ambiental e CIPCães apreendem 3,5 toneladas de pescado ilegal no lago do Paracuuba
Próximo artigo“Nunca vou perdoá-la”, disse irmão de mulher que confessou ter matado filho