A Fundação Amazonprev iniciou na segunda-feira (22/7) um treinamento de formalização de processos previdenciários, em parceria com a Secretaria de Administração e Gestão (Sead). O treinamento seguirá até a sexta-feira (26/7) e busca orientar servidores de Recursos Humanos de diversos órgãos do Estado a melhor instruir os processos de aposentadoria de seus próprios públicos.

O curso foi elaborado com o objetivo de explicar como realizar os processos de obtenção de benefícios (aposentadorias) de forma mais eficiente, que torne a análise mais ágil. Na programação estão previstos: análise documental, princípios legais, orientações sobre a instrução dos processos e utilização do Sisprev, além de informações gerais sobre a dinamização das análises.

A servidora Adriele Zacarias, do RH da Secretaria de Educação (Seduc-AM), destacou a relevância do treinamento para quem instrui os processos: “É muito importante essa formação, que logo mostra resultados com eficiência e legalidade, sem insegurança na hora de instruir nossos servidores que buscam se aposentar”.

O coordenador de Análises Previdenciárias da Amazonprev e responsável pelo treinamento, Alan Cardec Soares, explica que o evento buscar dirimir dúvidas dos participantes e oferecer o suporte técnico sobre legislação e regulamentação. “Enfim, capacitar a todos para instruir bem os processos, de forma que ele não tenha que ficar indo e vindo do órgão de origem para a Amazonprev”, esclarece.

Prazos legais – Para o presidente da instituição, André Luiz Zogahib, com o treinamento é esperado que mais órgãos do Estado consigam cumprir determinações de prazo e qualidade dos processos de aposentadoria expressos na Constituição do Estado do Amazonas. “Determinações estas que atualmente deixam de ser atingidas em razão de inadequações na formalização desses processos”, pondera.

Artigo anteriorComeça nesta terça-feira o pagamento da segunda parcela do auxílio-aluguel
Próximo artigoDiabetes e obesidade aumentam os riscos de desenvolvimento do câncer de pâncreas