A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) vai antecipar o pagamento da ajuda de custo de pacientes que realizam Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A medida foi tomada em virtude da situação financeira dos pacientes durante a pandemia do novo coronavírus.

A coordenadora da Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (CURA), Keila do Vale, explica os motivos que levaram a secretaria a adotar tal estratégia.

“Com a pandemia, muitas famílias enfrentaram dificuldades financeiras, então, vamos antecipar o pagamento para até dois dias antes do paciente viajar, para que ele chegue ao estado onde irá realizar o tratamento com uma reserva financeira”, explicou.

Ao todo, 230 pacientes serão beneficiados com o pagamento antecipado para a realização do tratamento de saúde em outro estado. Com a medida, o Estado pagará cerca de R$ 253 mil em benefício.

Retorno progressivo – Com a pandemia do novo coronavírus, os demais estados suspenderam os procedimentos e o recebimento dos pacientes. Os atendimentos estão retornando progressivamente, com a estabilização nos números da doença, em algumas regiões do país.

Mesmo com a suspensão, o programa de TFD realizou, em 2020, 1.915 agendamentos em outros estados para pacientes do Amazonas, sendo R$ 6.947.107,78 pagos em ajuda de custo aos usuários.

No período de 2015 a 2019, o TFD teve um aumento de 39,6% na demanda, o que equivale a 2,4 mil novas solicitações. Somente no ano passado, foram mais de 3,8 mil agendamentos para unidades de referência em outros estados.

TFD – O serviço de Tratamento Fora de Domicílio disponibiliza o deslocamento e a ajuda de custo aos pacientes e acompanhantes – caso seja necessário – atendidos na rede de saúde e que necessitam de assistência ambulatorial e hospitalar de média ou alta complexidade não disponível no local de residência.

Artigo anteriorWilson Lima anuncia reforma do aeroporto do município de Barcelos
Próximo artigoManaus registra queda em todos os principais indicadores de criminalidade