A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) realizou, na quinta-feira (17/09), mais uma rodada de capacitação em Humanização e Educação em saúde, desta vez com equipes de profissionais de hospitais e prontos-socorros. O projeto do Departamento de Gestão de Recursos Humanos (DGRH) já foi realizado entre as equipes das maternidades, Serviços de Pronto Atendimento (SPA) e policlínicas.

 Identificar os principais desafios da assistência e as melhores soluções que impactam na melhoria do serviço da saúde. De acordo com gerente de Desenvolvimento de Recursos Humanos (GDRH) da Susam, Davi da Cunha, essa é uma das principais funções dos Núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS), implantados nas unidades da SES-AM.

 “Capacitando, qualificando o servidor para um bom atendimento ao usuário, passa necessariamente pela valorização dele. Para que o usuário, o nosso maior ponto de interesse, se sinta reconhecido como sujeito, não como um paciente”, ressaltou.

No treinamento realizado com cerca de 20 servidores multiplicadores, os profissionais elencaram aspectos positivos e os desafios de cada unidade de urgência e emergência. As propostas incluem capacitações, reciclagem, oficina em grupo, simulações, entre outras.

Uma das participantes, a enfermeira do Hospital e Pronto-Socorro da Criança Zona Leste (Joãozinho), Aline Moreno, disse que é fundamental o apoio dado pela secretaria no processo de fortalecimento.

“De alguma forma todos nós somos educadores na saúde, no hospital. Desde o profissional da limpeza até o médico, falo muito isso nas palestras”, disse.

As propostas de soluções, construídas em conjunto com os servidores de todas as áreas da unidade se transformarão em um plano de ação para ser executado ao longo de dois anos.

As ideias aplicadas com sucesso, na capital e interior, farão parte do Plano Estadual de Educação em Saúde que será encaminhado para o Ministério da Saúde (MS).

Outras formações de fortalecimentos dos núcleos de educação serão realizadas com as Fundações, Laboratório Central (Lacen), Central de Medicamentos, Central Unificada de Regulação e Agendamento de Consultas e Exames (Cura), além da sede da SES-AM.

Artigo anteriorAleam poderá ter Banco de Dados sobre violência contra a mulher
Próximo artigoFundação Hospital Adriano Jorge convoca pacientes que esperam por procedimentos de hérnia e vesícula