O titular da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Marcellus Campêlo, recebeu os representantes de trabalhadores de saúde, na quinta-feira (25/02), para discutir sobre os pleitos da categoria que atua nas unidades da rede estadual.

De acordo com o secretário, a gestão tem regularizado os pagamentos das empresas que prestam serviço para a SES-AM, sanando as pendências que em anos anteriores chegavam a seis meses de atraso. E tem todo o interesse em avançar nas discussões em prol da categoria.

“Viramos dezembro, por exemplo, devendo novembro, antes viravam devendo agosto. Teve um grande avanço nessa parte do pagamento. A nossa parte, com a empresa, nós sanamos tudo no ano passado, sanamos todas as pendências”, explicou Marcellus Campêlo.

Em relação a atrasos no pagamento de alguns terceirizados de duas unidades de saúde, embora as obrigações trabalhistas de servidores terceirizados sejam de responsabilidade da empresa contratante, o secretário afirmou que defenderá sempre o direito do trabalhador. “Nós estamos do lado dos profissionais e se precisarem cobrar na Justiça vamos juntos como testemunha”, enfatizou.

A secretária executiva do Fundo Estadual de Saúde (FES), Nívia Barroso, ressaltou que nesta quinta-feira (25/02) foi pago o valor dos serviços prestados em dezembro da empresa Sustentabilidade, Empreendedorismo e Gestão em Saúde do Amazonas (Segeam), que atua na área da enfermagem. A Segeam disse que houve atraso no pagamento de janeiro, mas fará o pagamento na próxima semana e negou que esteja devendo quatro meses de pagamento, como tem sido divulgado.

Contratação direta – Segundo o secretário, uma nova reunião para tratar especificamente dos trabalhadores do Regime de Direito Administrativo (RDA), ou temporários, será realizada em 15 dias.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimento de Serviço de Saúde do Estado do Amazonas (Sindprivi), Graciete Mouzinho, afirmou estar satisfeita com a primeira reunião realizada. “Vamos passar isso aos trabalhadores e com certeza vão ficar muito felizes. Que era o que a gente esperava, sentar para conversar e chegar a uma decisão”, disse.

Artigo anteriorMesmo derrotado por São Paulo, Flamengo é campeão Brasileiro
Próximo artigoDefensor geral do Amazonas apresenta projeto para instalação de polo da Defensoria em Lábrea