Os altos níveis de estresse e ansiedade provocados por conta da pandemia do novo coronavírus podem desencadear um fenômeno no corpo chamado de mioquimia, que consiste em um tremor involuntário, principalmente, nas pálpebras.

“A mioquimia é uma contração involuntária localizada, rápida e espontânea de um ou mais músculos. É mais frequente na pálpebra, mas pode ocorrer em outros pontos da face e até em mãos ou pés”, afirma o oftalmologista André Borba, especialista em oculoplástica pela Universidade da Califórnia.

Outros fatores que contribuem para o sintoma são fadiga, excesso de trabalho, poucas horas de sono, cafeína em demasia, consumo de bebidas alcoólicas ou exercícios físicos pesados.

Segundo Borba, a maioria dos casos se resolve sem necessidade de intervenção e pode ser amenizada com compressas com água morna, que conseguem reduzir a tensão muscular no local. Aumentar a ingestão de água, diminuir o consumo excessivo de café e álcool, descansar e meditar também contribuem para controlar o tremor.

Quando o caso persiste por muitos dias e atrapalha a rotina, o especialista indica a aplicação de toxina botulínica em pontos específicos para imobilizar os músculos, diminuindo assim as contrações indesejadas. (Metrópoles)

Artigo anteriorGabigol deve voltar ao Flamengo na semifinal da Taça Rio
Próximo artigoTCE promove webconferência para discutir desmatamento e queimadas na Amazônia