A recuperação e reabertura definitiva da rodovia BR-319 (Manaus/Porto Velho) mais a situação dos portos no interior do Amazonas foram as principais solicitações apresentadas pelo deputado estadual Sidney Leite (PSD)  ao ministro dos Transportes, Valter Casemiro Silveira, ontem (9), na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam).

Presente na capital amazonense para receber o título de cidadão honorário, Valter Casemiro ouviu do parlamentar um relato sobre a importância econômica e de integração social, da estrada para o Estado, principalmente para a população que reside nos municípios do interior.

“Há décadas esta demanda está na pauta do Ministério dos Transportes, mas a cada novo governo não sai do papel. Morar no interior do Amazonas é teimar em viver porque além do isolamento, não se pode escoar sequer o que produzem além de não conseguir exercer o direito de ir e vir”, alertou Sidney Leite, ao acrescentar que os pequenos reparos e manutenções feitos na estrada são desfeitos na temporada de chuvas da região.

“Não podemos mais ficar neste faz de conta. É o momento de um olhar mais criterioso e vontade política para tornar a BR-319 uma realidade”, afirmou o deputado.

PORTOS

Sidney Leite também requereu ao ministro, ações e projetos voltados aos portos no interior do Estado e também a construção de um novo terminal no Município de Tabatinga (a 1,1 mil quilômetros de Manaus), como forma de ampliar as fronteiras e a área de atuação do Polo Industrial de Manaus (PIM).

Na avaliação do deputado, um porto em condições reais de operação de passageiros e cargas em Tabatinga é estratégico para integrar países como Colômbia, Bolívia, Peru e Equador à economia do Amazonas.

“Nosso Estado tem uma das maiores arrecadações tributárias federais, mas é um dos campeões em pobreza. Criando novos modelos e alternativas econômicas fora da capital será possível equilibrar esta balança que é historicamente desfavorável para as mulheres, homens, jovens e crianças que habitam essa região”, explicou Sidney Leite.

Artigo anteriorCobrança de serviços extra em fatura será proibida no Amazonas
Próximo artigoEm Parintins, Festival dos Bois em Miniatura será dia 25 de agosto