Na terça-feira (1º/10), o Sistema Nacional de Emprego (Sine-AM) comemorou 41 anos de fundação. No marco das quatro décadas de atuação, o órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) registra o crescimento de 240% no atendimento diário de trabalhadores em busca de emprego no estado, passando de 250 para 600 pessoas atendidas diariamente.

O Sine-AM registrou, apenas em 2019, 92.650 atendimentos de intermediação de mão de obra e mais de 14.245 inscritos neste atendimento. Outros avanços também registrados na gestão do governo Wilson Lima, que tem Neila Azrak como secretária de Estado de Trabalho, deram-se no número de vagas captadas, que aumentou em mais de 65%, em relação ao mesmo período do ano passado, assim como no número de trabalhadores encaminhados ao mercado de trabalho, que registrou aumento de 66,53% em 2019, totalizando mais de 6.723 encaminhados.

Atualmente, a Setrab atua em busca de parcerias com empresas da área da indústria, do comércio e de serviços para promover a ampliação de oportunidades aos empregadores e aos trabalhadores do estado, numa escalada positiva para o crescimento da empregabilidade e renda.

“A atuação da Setrab, por intermédio do Sine-AM, para o crescimento do quantitativo de vagas e oportunidades reflete em todo o estado, especialmente após a divulgação de crescimento acima da média nacional, com um acumulado de janeiro a agosto muito melhor do que os últimos anos, alcançando mais de 10 mil novos postos de emprego ocupados”, avalia a secretária Neila Azrak.

Além da divulgação das vagas de emprego, também fazem parte das atividades do órgão as emissões de carteira de trabalho (CTPS), que até junho deste ano totalizou mais de 20 mil unidades de CTPS emitidas; atendimento do seguro-desemprego e cessão de espaço físico para pré-seleção, entrevistas e cursos. Em 2019, o Sine-AM também encaminhou 100 pessoas com deficiência ao mercado de trabalho, além de ter incluído uma turma de 60 menores aprendizes, para treinamento e contratação, pela primeira vez na história do órgão.

O Sistema Nacional de Emprego no Amazonas (Sine-AM) foi fundado em 1978, durante o governo de José Lindoso. Na época, o órgão ficou sediado na avenida Eduardo Ribeiro, no prédio próximo ao Ideal Clube. Desde 2018, o Sine-AM funciona na sede da Setrab, localizada na avenida Djalma Batista, 1.018, Chapada (Galeria +, entre Amazonas Shopping e Manaus Plaza Shopping), além das seis unidades descentralizadas nos Pronto Atendimento ao Cidadão PAC da Alvorada, PAC Educandos, PAC Compensa, PAC São José, PAC Cidade Nova e PAC Cidade Leste.

Artigo anteriorEUA acusam presidente de Honduras de receber dinheiro de traficante
Próximo artigoSetrab oferece serviços e atividades de artesanato e economia solidária em eventos diversos nesta semana