O deputado Sinésio Campos (PT) entregou, na manhã desta segunda-feira (26), dois veículos utilitários à Fazenda Esperança que oferece tratamento gratuito para a recuperação de pessoas que têm dependência química de álcool e outros tipos de drogas. A van Ducato, com capacidade para 16 pessoas, e o camioneta Fiat Strada, foram adquiridas com recursos destinados à instituição por meio de emendas impositivas ao orçamento do Estado propostas por Sinésio Campos no valor de R$ 200 mil.

Os veículos foram entregues ao responsável pela Fazenda Esperança, padre Vinícius Esch Gouvêia, que agradeceu o apoio que a instituição tem recebido de parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e fez um apelo para que o Governo do Estado libere os recursos destinados, por meio de convênio, utilizados para manutenção da Fazenda. “O Estado mantém esse convênio há 15 anos com a Fazenda Esperança, mas deixou de cumprir os repasses nos últimos dois anos”.

A Fazenda tem um custo mensal de R$ 250 mil com a manutenção das quatro unidades de Manaus e as fontes de recursos são oriundas da venda de produtos (25%), convênios (25%), eventos da Fazenda (25%) e o convênio estadual que também é responsável por 25% do custeio. A pendência nos repasses do Estado criou dificuldades para o funcionamento da instituição.

O deputado Sinésio Campos ratificou o compromisso de continuidade da parceria com a Fazenda para prosseguir o trabalho de levantar juntos aos deputados recursos por meio das emendas parlamentares. O parlamentar também voltou a defender a necessidade de o Governo do Estado liberar o repasse dos recursos destinados à manutenção da Fazenda Esperança no Amazonas. “A Fazenda da Esperança é uma referência no tratamento de jovens dependentes químicos. Resgatando a dignidade, o respeito e a vida, por meio da ressocialização de jovens e, até mesmo, pessoas que muitas vezes diante de problemas e dificuldades acabam enveredando no falso alento das drogas”.

O parlamentar ressaltou que a Fazenda Esperança é a única instituição que oferece tratamento (terapia) gratuita no processo de recuperação de pessoas que buscam a libertação de vícios, sobretudo do álcool e outros tipos de drogas. “A fazenda está de portas abertas acolhendo homens e mulheres fragilizados pelo consumo de drogas e oferecendo novo sentido de vida. E, assim como esta casa (Aleam) tem se mobilizado para apoiar o trabalho, o Governo do Estado precisa entender que o tratamento da dependência química também é uma questão de saúde pública, e que precisa fazer a sua parte com o repasse de recursos”, aponta.

A Instituição é uma comunidade terapêutica que atua desde 1983 no Brasil. No Amazonas, já são 19 anos de Fazenda da Esperança Masculina e 15 anos de Fazenda da Esperança Feminina em Manaus. A masculina fica localizada na BR 174, km 15 – Ramal Claudio Mesquita e acompanha 150 homens, já a feminina acompanha 35 mulheres. Em São Gabriel da Cachoeira 28, Humaitá 36 e Itacoatiara 26. Na fazenda masculina, são realizados trabalhos de Agricultura, avicultura, padaria e marcenaria. Na feminina, são feitos artesanato e costura. O padre Vinícius também anunciou que estão em construção mais três unidades nos municípios de Tefé, Coari, São Paulo de Olivença, além de outros pedidos que estão sendo avaliados.

Artigo anteriorAmazonas tem total de 4.460 óbitos por Covid-19; casos somam 157.668
Próximo artigoPrefeitura entrega 70 cestas básicas a famílias de pessoas com deficiência mental