Alunos do Ensino Médio entraram na disputa por uma das 1.150 vagas ofertadas pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para o próximo ano. Com um total de 40.261 inscritos, o Sistema de Ingresso Seriado 2019 da UEA (SIS) foi realizado na terça-feira (29), na capital e nos 61 municípios do Amazonas.

Na capital, o clima nas escolas onde foram realizadas as provas era de tranquilidade, confiança e também de ansiedade por parte dos estudantes que iniciaram o processo neste ano. Todos os portões abriram pontualmente às 12h e fecharam às 12h50, dez minutos antes do início do exame.

Dedicação – Planejando cursar Engenharia da Computação daqui a três anos, o estudante Marcelo Henrique Teixeira, afirmou que passou os últimos meses debruçado em cima dos livros para conseguir uma nota alta no primeiro ano de SIS. Apesar do grande nervosismo, ele garantiu que nada atrapalharia o bom desempenho na prova, uma vez que, também trabalhou essa questão durante o preparo para o exame. “Eu estudei bastante e revisei muitos assuntos. A boa estrutura e a assistência da minha escola também foi fundamental neste processo. Acredito que toda minha dedicação valerá a pena”, disse.

Para dar apoio neste momento importante na vida dos alunos, alguns pais decidiram enfrentar chuva e sol aguardar na porta das escolas os filhos que realizavam o exame. Como foi o caso de Telma Oliveira, que chegou às 11h na Escola Superior de Tecnologia da UEA (EST) e não se afastou da unidade até o fim das provas. “Sou do tipo de mãe que participa de todos os momentos do meu filho. Durante um ano acompanhei todo o esforço dele para esse SIS. Nas horas de dúvidas e dificuldades com alguns assuntos eu sentava ao seu lado para ensiná-lo e orientá-lo da melhor forma. Acredito que esse apoio é muito importante, e quero ser a primeira a abraçá-lo quando ele terminar a prova, por isso decidiu ficar na escola esperando por ele”, comentou.

Oportunidade – O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, enfatizou que o SIS proporciona aos estudantes uma imensa oportunidade de ingresso na UEA e pontuou que é muito mais saudável fazer durante três anos um exame para entrar na universidade. “O SIS é facultado para todos os estudantes de rede de ensino privado ou público, e essa forma de ingresso possibilita o estudante a fazer provas com o conteúdo do ano que está estudando durante o ensino médio, tanto no primeiro como segundo e terceiro ano. O resultado do somatório dessas notas que garantirá a vaga do estudante na UEA”, finalizou.

Resultado – O gabarito do SIS 2019 será divulgado nesta quarta-feira, 30, no portal da UEA (www.uea.edu.br), a partir das 20h. A lista com os nomes dos aprovados e o edital de matrícula será no dia 17 de dezembro.

Abstenções – A UEA registrou um total de 2.533 ausentes no Sistema de Ingresso Seriado (SIS), ou seja, 6,22% do total de inscritos em Manaus e no interior.

Artigo anteriorNovo estudo revela risco maior devido à elevação no nível dos mares
Próximo artigoFernanda e Hilbert dão calote após compra de casa, diz jornalista