As equipes do 30º Distrito Integrado de Polícia Civil (DIP) e da 30ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), da Polícia Militar, estão em festa. As unidades foram as mais produtivas de 2019, em Manaus, e atingiram metas estipuladas pelo Sistema de Avaliação e Desempenho (Sisad), da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). A unidade reduziu sete índices criminais da região.

O 30° DIP é coordenado pelo delegado Torquato Mozer, e a 30ª Cicom tem o comando do major Daniel Segadilha. As unidades respondem pelo policiamento dos bairros Jorge Teixeira, João Paulo, Cidade de Deus, Val Paraiso, Santa Inês e o ramal do Brasileirinho.

Para o delegado Torquato Mozer, titular do 30° DIP, o desempenho é resultado de um longo trabalho das equipes policiais, e de ações realizadas em conjunto. “Esse resultado é fruto de um trabalho de mais de um ano à frente da delegacia, e também é devido a uma parceria entre PM e PC, aqui neste distrito, onde a comunicação ocorre em tempo real”, afirma o delegado.

O Sisad leva em conta oito crimes de diferentes naturezas, como Estupro, Estupro de Vulnerável, Furto, Roubo, Latrocínio, Homicídio, Lesão Corporal e Tentativa de Homicídio (confira quadro em anexo).

“Em particular, foram feitos esforços no que tange aos homicídios, a partir de parcerias com a Polícia Militar e com a DEHS (Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros)”, assinala Mozer.

Segundo o comandante da 30ª Cicom, major Daniel Segadilha, foram adotadas estratégias pela unidade visando aumentar o policiamento no entorno de escolas e áreas comercias da comunidade.

“Uma estratégia adotada na 30ª Cicom, no ano que passou, foi a reativação da Ronda Escolar e da Ronda Comercial, policiamentos voltados exclusivamente para o patrulhamento e saturação no entorno das escolas e nas áreas comerciais de nossa comunidade. Essas Rondas são compostas por policiais voluntários e experientes no serviço operacional”, explica o comandante.

A parceria entre as polí cias é citada também pelo major Segadilha. Segundo o comandante, foi “fundamental para o bom êxito no ano de 2019” e se caracteriza “pelo compartilhamento de informações e, principalmente, o apoio mútuo entre policiais civis e militares nas operações de cumprimento de mandado de prisão e busca e apreensão”.

O complexo do 30º DIP e da 30ª Cicom fica na rua Manjericão, segunda etapa do conjunto João Paulo, bairro Jorge Teixeira, zona leste da capital.

Artigo anteriorPolícia Civil prende homem por tráfico de drogas em Presidente Figueiredo
Próximo artigoAnitta revela passado com drogas: “Já experimentei muita coisa”