A Comissão de Segurança Integrada para Grandes Eventos (CSIGE), criada dentro da estrutura do sistema de Segurança Pública, vai exercitar na visita oficial de inspeção da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) a Manaus, que acontece neste domingo (16), o plano operacional elaborado em conjunto por órgãos federais, estaduais e municipais.

De acordo com o coordenador da comissão e secretário-adjunto de Segurança Pública para Grandes Eventos, coronel PM Dan Câmara, o plano operacional integrado é resultante da atuação de 14 grupos temáticos, que semanalmente se reúnem para traçar as estratégias de segurança que serão empregadas antes e durante a Copa, e em outros grandes eventos de interesse do Governo do Estado.

Na visita da comitiva da Fifa, que será recepcionada pelo governador Omar Aziz e pelo vice-governador José Melo já na chegada ao aeroporto internacional Eduardo Gomes, um esquema especial de segurança vai ser realizado. A comitiva se deslocará em comboio à Arena da Amazônia Vivaldo Lima, e depois retorna ao aeroporto.

De acordo com Dan Câmara, os grupos temáticos já estão prontos para atuar em todos os momentos da visita, desde a preparação dos veículos oficiais, a escolta para deslocamento da comitiva e a segurança dentro do estádio.

O plano de segurança prevê a escolta das autoridades, o plano de trânsito, o policiamento ostensivo no percurso e na arena, a presença do aparato de socorro e saúde, prevenção e combate a sinistros, força especial de pronta-resposta, operações especiais antibombas e ação articulada com segurança privada na área interna do estádio.

Segundo o secretário-executivo de Grandes Eventos da SSP-AM, no Centro Integrado de Operações (Ciops) será instalado o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICC-R) com a participação dos coordenadores dos 14 grupos temáticos da Copa do Mundo. “Vamos acompanhar todas as ações diretamente do CICC-R, inclusive com o uso de câmeras e membros dos grupos acompanhando o trabalho da comitiva da Fifa. É mais um exercício daquilo que vamos praticar durante a em Manaus”, disse Dan Câmara.

Artigo anteriorCursos online receberão dinheiro para qualificar trabalhador
Próximo artigoPrefeitura vai colocar em prática projeto piloto de curso voltado à horta escolar e gastronomia