O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) condenou o prefeito de São Sebastião do Uatumã, Jander Paes de Almeida, conhecido como “Jander Barreto” com multa de R$ 15 mil por manter o portal da transparência desatualizado. A multa deve ser recolhida no prazo de 30 dias. O não cumprimento da decisão implica na continuidade da cobrança administrativa ou judicial.

Conforme decisão do auditor-relator do TCE, Alber Furtado de Oliveira Júnior, Jander Paes de Almeida deverá no prazo de 60 dias atualizar o Portal da Transparência do município em todos os seus itens, como receitas e despesas.

Desde que assumiu a prefeitura de São Sebastião do Uatumã, o prefeito do município fechou os olhos para o portal. Decorridos quase um ano na gestão do município, o portal mantém-se desatualizados.

Em sua defesa, o prefeito alega falta de informação da administração anterior agravada, segundo ele, pelas medidas restritivas provocadas pela pandemia e pela calamidade pública de 2021.

O relator do processo, entretanto, diz que as alegações não se sustentam e não combinam com exigência constitucional de transparência pública.

Segundo o relator, a não atualização do portal implica em ato lesivo grave sobre um rol de exigências mínimas.

Confira o Voto e o Acórdão

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download

Loader Loading...
EAD Logo Taking too long?

Reload Reload document
| Open Open in new tab

Download

Artigo anteriorADRA leva 43 mil litros de água potável para vítimas das chuvas na Bahia
Próximo artigoVacina Amazonas: mais de 95 mil doses aplicadas nos shoppings de Manaus