Com a proposta de auxiliar na restauração do equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual dos usuários, a Prefeitura de Manaus está levando para Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todos os Distritos de Saúde, a Tenda Holística Itinerante que oferece atendimentos baseados nas Práticas integrativas e Complementares (PICS). Na manhã de sexta-feira, 22/11, os atendimentos ocorreram na UBS José Rayol dos Santos, situada na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona Centro-Sul.

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde são técnicas já preconizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) visando tratar de doenças sem o uso de medicamentos, de modo natural e terapêutico.

A iniciativa é coordenada pela Gerência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e é mais uma opção de tratamento, prevenção e até recuperação de doenças para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Nós, da Secretaria Municipal de Saúde, estamos sempre buscando alternativas que contribuam para o bem-estar dos nossos usuários, seguindo o que orienta o prefeito Arthur Virgílio Neto, para que a resolutividade dos atendimentos seja cada vez maior”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Na Tenda foram oferecidos atendimentos de yoga, reiki, aromaterapia, barra de acess e auriculoterapia, além da distribuição de plantas medicinais. O aposentado José Ataíde da Silva, 69, optou por atendimento em auriculoterapia. Ele disse que ainda não conhecia as técnicas, mas que ficou muito satisfeito com a terapia.

“Quando cheguei aqui, estava me sentindo muito pesado, estressado e triste. Vim até a UBS fazer um exame e me deparei com a Tenda, nela fiz a auriculoterapia e o reiki. Após isso, me sinto aliviado, alegre e menos preocupado”, contou José Ataíde.

Programação

A Tenda está percorrendo UBS de todos os Distritos de Saúde (Disas) do município levando, além dos serviços, a reflexão sobre pensar a saúde de uma forma diferente, através de alternativas que atuem sobre o organismo.

Os atendimentos ainda acontecerão nos dias 27/11, na UBS Ada Viana, localizada na BR-174, zona rural; dia 5/12, na UBS Silas Santos, localizada na Rua 16, bairro São José, zona Norte; e dia 10/12, na UBSF-O20 localizada na rua Darci Vargas, bairro Compensa, zona Oeste.

Qualidade de vida

A técnica responsável pelas PICS na Gerência de Promoção da Saúde, a fisioterapeuta Gabriela dos Santos destacou que além de tratar doenças, o grande objetivo é melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“Práticas como essa diminuem o estresse, ansiedade, tratam algumas patologias que já existem e fazem com que as pessoas se sintam melhores, elevando a sensação de bem-estar”, explicou.

Artigo anteriorOperação Natal da Paz 2019 intensifica o policiamento na capital
Próximo artigoProfessores da rede estadual recebem formação com base no novo Referencial Curricular Amazonense