O deputado Tony Medeiros (PSD) solicitou, por meio  de Requerimento enviado ao Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam),  que ofereça  cursos de formação voltados à atividade da área de petróleo e gás natural,  aos moradores  dos distritos de Mocambo, Caburi e na região do Mamuru. Todas localidades pertencem ao município de Parintins (distante 362 Km de Manaus em linha reta)

O documento  oficializa medidas que ele tratou com o diretor-presidente do Cetam, José Augusto Neto, em reunião no último dia 13 de maio.

De acordo com o deputado, estudos  confirmaram que Parintins tem duas Bacias de petróleo e gás, uma no Distrito de Mocambo e Caburi e outra na Região do Mamuru.  Além disso, segundo o parlamentar, o município de Parintins foi incluído no Projeto do Senador Omaz Aziz (PSD) que prevê licitação da Petrobrás para exploração de gás natural e petróleo.  A exploração já está próxima dessas localidades, no campo do Azulão em Silves.

“Os cursos solicitados ao CETAM, visam preparar jovens e adultos dessas comunidades para que possam ser inseridos nas atividades de extração e distribuição do gás natural. Esses cursos poderão ser ministrados nas próprias comunidades. Estima-se que será ampliado o mercado de vagas para os munícipes, portanto é necessário qualificar a mão de obra de forma que estejam preparados  para preencher futuras vagas”, concluiu o deputado Tony Medeiros.

Demais municípios

Tony informou que pretende solicitar cursos para outras cidades. Segundo ele, existem blocos exploratórios de petróleo e gás nas áreas de 17 municípios do Amazonas, cuja população pode ser empregada pelas empresas do setor.

“Sabemos o potencial do Amazonas para este setor. Temos visto novas empresas vindo para cá explorar esse potencial. Este é o momento de qualificação para que nosso povo para atender esse postos de trabalho que serão gerados aqui”, afirmou Tony lembrando que a estimativa é de que milhares de novos empregos sejam gerados no Estado nos próximos dez anos.

Artigo anteriorSeap realiza cerimônia de encerramento do curso de Panificação para detentas no CDPF
Próximo artigoVenda de veículos tem recuperação em maio e cresce 7,7%