Depois do enorme sucesso da temporada de 2022, a agremiação azul e branca de Parintins anunciou nessa semana o reinício de suas atividades voltadas para as crianças. A partir de dia 14 de maio, próximo domingo, os curumins e cunhantãs do Boi-Bumbá Caprichoso têm um lugar reservado pra muita brincadeira e diversão. O evento vai acontecer todos os finais de semana até o dia 18 de junho, sempre a partir das 16:30, no Curral Zeca Xibelão, reduto na nação azuldada.

Na programação, som ao vivo, banda no palco, brinquedo (infláveis e camas-elásticas) com acesso gratuito, além de muitas brincadeiras, como corrida do saco, cabo de guerra, pintura de rosto e pintura em papel e distribuição de pipoca, algodão-doce, picolés e guloseimas. Tudo realizado através de uma parceria do Bumbá com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas.

 

Como na edição anterior, o evento é organizado pelo Centro de Documentação e Memória do Caprichoso, mas mobiliza também gente de várias áreas, em especial da parte social e dos eventos. Segundo o professor Diego Omar – diretor do CEDEM, “a adesão que a Tarde Alegre ganhou no ano passado dá mostras de que esse tipo de atividade é fundamental e que não pode mais ser deixada de lado. A meninada quer fazer parte da brincadeira, porque isso é parte da identidade de Parintins. E nós vimos muitos pais felizes, emocionados, brincando junto com seus filhos. Esse é um espaço de união de gerações e nos torna mais fortes. Isso é valorização da cultura local, do patrimônio, das nossas tradições”.

A cada semana a Tarde Alegre deve ter um apresentador, começando por Walter Lobato, que por muitos anos animou esse evento e, depois, por Josene Araújo, figura igualmente marcante da comunicação do Boi Caprichoso. Jr Paulain também deve subir ao palco pra lembrar dos tempos em que estava começando no Bumbá. Ao longo da temporada 2023 também são esperados no curral os itens oficiais, que devem marcar presença na escolha dos novos itens mirins. Conforme informa Adriana Cruz, “a partir do primeiro dia vamos receber as inscrições dos interessados em disputar os postos de tripinha do Boi, levantador, apresentador e amo do Boi mirim.

As meninas poderão concorrer para Sinhazinha, Cunhatãporanga, Rainha do Folclore e Porta-Estandarte mirim. As seletivas vão acontecer a partir da terceira semana e grande final vai ser no dia 18 de junho, com a premiação dos vencedores”. As torcidas organizadas são esperadas e muito bem-vindas!

Como se pode ver, essa é também uma aposta do Boi da Francesa e do Palmares no futuro, uma vez que muitos itens atuais do Caprichoso saíram da Escolinha de Artes do Boi e cresceram brincando na Tarde Alegre – uma tradição cultivada há mais de 30 anos do lado azul da ilha. Para o presidente Jender Lobato, “é uma alegria ver a criançada tomar o curral, como aconteceu nas várias tardes de domingo do ano passado. Só dessa forma vamos fortalecer os vínculos com quem está chegando, com os mais jovens, que precisam entender a importância disso tudo pra nossa cidade. É assim que a gente mantém viva essa paixão, que já pertencia aos nossos pais e que estamos levando adiante, para os nosso filhos. É assim também que a gente mostra respeito pela nação Caprichoso”.

Artigo anteriorPolícia Civil prende homem em flagrante por agredir fisicamente sua companheira, em Manacapuru
Próximo artigoPresidente da Aleam, deputado Roberto Cidade cobra explicações e presença de superintendente do DNIT na Assembleia Legislativa