A Câmara Municipal de Manaus (CMM) vai participar da campanha Novembro Azul que visa alertar os homens sobre a importância de realizar os exames preventivos do câncer de próstata. A partir desta sexta-feira (1/11), a fachada da CMM será iluminada na cor azul. A iluminação permanecerá durante todo o mês de novembro.

“Nosso objetivo é chamar a atenção da população de que é preciso fazer os exames, através dos quais é possível detectar precocemente o câncer de próstata. Assim é possível iniciar o tratamento e as chances de cura são maiores”, disse o presidente da CMM. vereador Joelson Silva (PSBD).

O câncer de próstata, segundo o Ministério da Saúde (MS), é o tipo mais comum entre os homens. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo dados recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Já no Amazonas, a taxa bruta de incidência aponta 28 casos para cada 100 mil habitantes.

Segundo informações do MS, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Conforme informação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, a expectativa de vida dos homens é de 72,5 anos enquanto a das mulheres é de 79,6 anos. Mais de um terço dos homens não cuidam da própria saúde, indica o IBGE.

O médico que deve fazer o toque retal para diagnosticar alterações na próstata é o urologista. Por isso, o importante é fazer acompanhamento regular com o médico urologista, iniciando a partir dos 40 anos.

O cuidado com a saúde masculina ainda é um tabu entre os homens e na maioria das vezes eles só vão procurar atendimento médico levados pela mãe, esposa, filhos ou quando o sintoma já está avançado.

Nelson Melo, 70 anos, agente administrativo na CMM, está incluído nesse grupo. Ele conta que foi forçado pela esposa a procurar ajuda médica, depois de apresentar sintomas de fluxo urinário interrompido. “O meu caso era somente uma inflamação, e segundo o médico é normal por causa da minha idade. Ele passou um tratamento com remédio antiinflamatórios. Volto no final do ano para continuar fazendo o acompanhamento. O toque é o maior preconceito, apesar de ter me sentido constrangido eu aconselho que todos os homens mantenham seus exames em dia”. disse.

Sintomas

Segundo informações da ONG Instituto Oncoguia, o câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas. No estágio avançado pode causar alguns sintomas como: micção frequente, fluxo urinário fraco ou interrompido, vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria), sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através de avaliação clínica, exame de toque retal, PSA e, em alguns casos, com o auxílio de exames de imagem, como ressonância e ultrassonografia de próstata, além de biópsia guiada (retirada de um pequeno fragmento para análise patológica).

Artigo anteriorPolícia Civil prende funcionário terceirizado que desviava medicamentos de hospital público em Manaus
Próximo artigoApontado pelos órgãos e pesquisa como provável candidato à sucessão municipal, Josué Neto diz que está fora da disputa