Na última quinta-feira (17), a Universidade Nilton Lins lançou ao público a “I Feira de Agronegócios” e o “I Workshop de Agronegócio”, cujo objetivo é a promoção e desenvolvimento do setor de agronegócio, buscando o aumento da produtividade, mediante a utilização de tecnologias sustentáveis. A feira acontece entre os dias 31 de agosto e 03 de setembro.

De acordo com o presidente da mantenedora, Nilton Lins Júnior, a feira de agronegócio visa “proporcionar um ambiente favorável ao intercâmbio de novas tecnologias produtivas e à concretização de negócios, estimulando a organização de produtores na implementação de projetos sustentáveis, com a integração de órgãos fomentadores do desenvolvimento”, destaca Nilton Júnior.

Entre as atividades da feira estão a mostra e comercialização de equipamentos, implementos agrícolas, produtos  de origem animal, hortifruti, serviços agropecuários, etc, cursos, palestras e reuniões setoriais de entidades e instituições ligadas ao setor produtivo, divulgação dos programas e ações governamentais, leilão virtual de animais e prenheses e julgamento de animais, competições, torneios e provas equestres.

São parceiros do evento estão o Governo do Amazonas, a Secretária Estadual de Produção Rural (Sepror), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Emprapa), etc. O público-alvo são produtores rurais, técnicos, pesquisadores e estudantes, empresários ligados ao agronegócio; agências de fomento; órgãos públicos reguladores do agronegócio, etc. As atividades acontecem dentro do campus da Nilton Lins que fica localizado na Avenida Professor Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras.

I Workshop de Agronegócio

Como parte da programação, o evento terá a abertura com um workshop sobre o agronegócio que deve ser realizado nos dias 29 e 30 de agosto, onde serão debatidos temas, como: Avicultura, projetos do sebrae: Amazonas no Agronegócio: resultados e desafios, Manejo Reprodutivo em Caprinos e Ovinos e aPiscicultura familiar como geração de renda, além de minicursos que serão realizados durantes o workshop.

Chef Urbano

O maior festival gastronômico da região norte, também é parceiro da feira de agronegócio. Desta vez, o “Chef Urbano” será realizado durante o evento e  contará com um grande espaço, onde deve reunir em torno de 40 restaurantes, foods trucks e food bikes de Manaus.

Torneios

Além do Chef Urbano, a feira de agronegócio terá os torneios de Team Penning e 3 tambores. O Team Penning é um esporte equestre, criado nos EUA, que procurou trazer para as pistas a mesma situação vivida pelos peões nas fazendas, ou seja, apartar um lote de bois e confiná-los no curral, para que fossem tratados. Com categorias: abertas, feminino e infantil.

Três tambores é tradicional em muitas festas de peão, eventos sertanejos e feiras agropecuárias, essa é uma atividade de velocidade que tem a finalidade de contornar três tambores em um percurso triangular no menor tempo possível. O torneio de 3 Tambores terá categorias: abertas, femenina e infatil e será realizado no dia 2 de setembro as 18:00 horas.

Para se inscrever nos torneios é necessário comparecer ao stand que será montado no Campus Parque das Laranjeiras, até a sexta-feira (01) de setembro. Serão mais de 10 mil reais em prêmio, os valores das inscrições variam entre R$ 150 e 250 reais.

Durante os quatro dias de exposição a feira deve receber um público entre 30 e 40 mil pessoas onde irão visitar e realizar negócios na I Feira de Agronegócios da Universidade Nilton Lins.

Artigo anteriorReligiosos ligados a Silas Câmara reafirmam voto em Amazonino Mendes
Próximo artigoPor determinação do governador, Susam entrega a órgãos de controle documentação sobre contrato do Hospital da Zona Norte