A Fundação Padre Anchieta será a entidade responsável pelo processo de implantação da TV Câmara Aberta. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Manaus, vereador Wilker Barreto (PHS), após reunião com o diretor de expansão de rede da TV Cultura, Fábio Borba. O encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira (5), em São Paulo, durante os ajustes finais da minuta do convênio de cooperação técnica que a Câmara de Manaus firmará com a Fundação nos próximos dias.

“A Fundação Padre Anchieta e a TV Cultura têm pleno interesse nesta parceria. Temos interesse na Política do Estado do Amazonas, nas discussões nacionais que contemplam a cidade de Manaus. Fomos responsáveis pela implementação da TV Assembleia de São Paulo e da TV Câmara de São Paulo, além da TV Justiça e levar esse conhecimento para Manaus e somar com a sociedade para que por meio da TV Câmara de Manaus em sinal aberto, possa conhecer mais o trabalho do legislativo da principal capital do Norte do País é um avanço em todos os sentidos, ao mesmo tempo em que iremos ofertar conteúdo educativo essencial à formação da cidadania”, destacou Fábio Borba.

Nos próximos dias, técnicos da Fundação Padre Anchieta e da TV Cultura estarão em Manaus para fazer o levantamento das necessidades da TV Câmara Manaus, bem como a definição da programação que será transmitida em sinal aberto, com previsão para estrear ainda no primeiro semestre deste ano. O conteúdo também será transmitido pelo site da Câmara de Manaus.

O presidente da CMM, vereador Wilker Barreto, explicou que a Casa Legislativa está com duas frentes de trabalho para colocar a TV Câmara em sinal aberto, visto que o processo de inclusão da programação da emissora legislativa na multiprogramação da TV Senado também está em andamento em Brasília. “Uma coisa não inviabiliza a outra, elas na verdade se completam, pois com a Fundação Padre Anchieta irei estruturar a TV Câmara que hoje opera de forma precária com equipamentos ultrapassados, obsoletos. Trabalharemos uma programação dentro da grade da TV Cultura e esse conteúdo também poderá ser transmitido no subcanal aberto da TV Senado como hoje opera a TV Assembleia. Trata-se de uma espera de mais de 12 anos de um projeto que agora está sendo consolidado. Falta muito pouco agora para levarmos o parlamento municipal para dentro dos lares dos manauaras que poderão contar também com uma programação de alto nível que é transmitida pela TV Cultura”, disse Wilker Barreto.

Com uma grade que inclui programas infantis, jornalismo de qualidade e atrações de arte e cultura, a TV Cultura foi recentemente apontada por pesquisa da BBC, que envolveu mais de 50 emissoras em 14 países, como a segunda emissora do mundo em qualidade de programação, atrás apenas da BBC One.

“Estou muito satisfeito com o saldo positivo que obtivemos aqui em São Paulo. Conhecemos o modelo de operação da TV Câmara de São Paulo e hoje conseguimos fechar de forma definitiva essa parceria com a Fundação Padre Anchieta e a TV Cultura que detêm ‘know how’ na implantação de tv legislativa. Eles inclusive foram os precursores da TV digital no Brasil, os primeiros testes com o Ministério das Comunicações foram encaminhados por eles, então não tenho a menor dúvida de que esse investimento será grandioso para a cidade de Manaus e para o parlamento municipal”, justificou Wilker Barreto.

Termos do convênio de cooperação, como os valores a serem destinados pela Câmara Municipal de Manaus à Fundação Padre Anchieta, serão definidos com a realização do projeto básico que será feito com base das necessidades estruturais e técnicas apontadas pelo corpo técnico da TV Cultura e da Diretoria de Comunicação da Câmara Municipal de Manaus. A Procuradoria da CMM dará todo o suporte jurídico para a realização do convênio.

Artigo anteriorNova fase da Operação Lava jato revela esquema de pagamento de propina com duas multinacionais da indústria naval
Próximo artigoDelator diz que PT recebeu propina de até US$ 200 milhões; partido nega