De acordo com um estudo publicado quinta-feira, na revista científica The Lancet, o zika vírus pode causar lesões oculares em bebês. Os pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) encontraram problemas na região responsável pelo centro da visão em três bebês que nasceram com microcefalia possivelmente causada pelo zika. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

A atrofia da retina foi uma das lesões encontradas e, de acordo com o oftalmologista Rubens Belfort Jr., um dos autores do estudo, ela é causada pelo desenvolvimento anormal do olho. Eles estimam que 30% das crianças com microcefalia causada pelo zika tenham algum tipo de prejuízo ocular que pode levar à cegueira.

Os bebês, duas meninas e um menino, nasceram com perímetro cefálico de 28 centímetros – a microcefalia se caracteriza por uma medida inferior a 32 centímetros. As mães foram testadas para toxoplasmose, citomegalovírus, herpes, sífilis e HIV – outras possíveis causas da microcefalia. Como os testes deram negativo e uma delas afirmou ter tido vermelhidão na pele e dor nas articulações no primeiro trimestre da gestação, os pesquisadores assumiram que houve infecção por zika.

Microcefalia e o zika vírus – Em novembro de 2015 o Ministério da Saúde confirmou a relação entre o vírus zika e o surto de microcefalia que atinge o Brasil. A doença é uma anomalia que prejudica o desenvolvimento cerebral dos recém-nascidos e pode levar à deficiência motora, mental e, em alguns casos, à morte prematura.

Transmitido pelo Aedes aegypti, o vetor da dengue e o chikungunya, o zika vírus causa febre, coceiras e manchas vermelhas pelo corpo.

Fonte veja.com

Artigo anteriorMichel Temer põe ‘pé na estrada’ pelo controle do PMDB e impedir movimentações de Renan Calheiros
Próximo artigoDETALHE QUE IMPORTA: Advogado do WhatsApp diz que Justiça pede dados do aplicativo da maneira errada