Quinze projetos de pesquisa do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), foram premiados, na tarde desta segunda-feira (16/08), como melhores defesas durante a X Jornada Científica do programa. A atividade marcou o fim das comemorações pelos dez anos do Paic na instituição.

Ao todo, 55 estudantes realizaram as defesas dos projetos entre quinta (12/08) e sexta-feira (13/08), no auditório Dr. João Batista Baldino, na FCecon. As apresentações foram feitas para uma banca de 12 avaliadores, entre eles pesquisadores, médicos, enfermeiros, psicólogos e bioquímicos-farmacêuticos da Fundação Cecon e de instituições convidadas.

O Paic é um programa de iniciação científica, vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que fomenta a ciência. Na FCecon, os projetos são voltados à Oncologia e suas diversas vertentes.

Premiados – Dentre os 15 alunos premiados, o primeiro lugar ficou com a pesquisa “Adesão de mulheres com citologia alterada referenciadas para colposcopia no contexto da pandemia por SARS-COV-2”, projeto da estudante Isabelle Alves.

As defesas trataram ainda de temas como biossegurança no contexto da pandemia de Covid-19, caracterização epidemiológica de pacientes com câncer de pênis, dentre outros.

Os resultados dos 55 estudos continuarão expostos em banners, nas dependências da FCecon, durante o mês de agosto. O livreto contendo todos os resumos estará disponível no site da Fundação (www.fcecon.am.gov.br).

Dez anos – A X Jornada Científica do Paic marcou os dez anos do programa na FCecon. Nesse período, o programa contabiliza 420 projetos de pesquisas na área da Oncologia, uma contribuição para a ciência e para a melhoria da assistência aos pacientes com câncer no Amazonas.

A programação pelos dez anos do Paic começou na quarta-feira (11/08), com palestras, homenagem a egressos e recebimento de novos bolsistas. As atividades foram encerradas com a premiação dos melhores trabalhos da edição 2020/2021, na segunda-feira (16/08).

Artigo anteriorCANHÕES E TANQUES – Felix Valois  
Próximo artigoGoverno do Amazonas retoma negociação sobre data-base da saúde na Mesa de Negociação Permanente do SUS