Desde o último 8 de janeiro as comarcas do interior do Amazonas estão sendo equipadas com a maior ação de repasse de implementos de computação novos empreendida pela Justiça Estadual. Com investimentos da ordem de aproximadamente R$ 3 milhões, o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) está repassando às unidades judiciárias do interior um total de 591 computadores, 900 monitores, além de 78 impressoras multifuncionais, estas últimas, já encaminhadas e instaladas em 2019.

O investimento, projetado e autorizado pelo presidente da Corte, desembargador Yedo Simões, será acrescido, ainda, do repasse de 209 computadores e 700 monitores para as unidades judiciárias da comarca de Manaus, perfazendo – capital e interior – um somatório total de 800 computadores e 1.600 monitores.

O investimento em hardware (implementos que compõem a parte física de um computador) contemplarão as comarcas do interior com o envio de 7 computadores e 11 monitores para cada uma das Comarcas com Vara Única e com o envio de 9 computadores e 13 monitores para as Comarcas com mais de uma Vara.

O presidente do TJAM, desembargador Yedo Simões, informou que os investimentos buscam aperfeiçoar o atendimento da Justiça Estadual em todos as localidades do Amazonas ao passo em que oferece melhores condições de trabalho para os servidores e magistrados. “Hoje, em nosso tribunal e em nossas respectivas comarcas, 100% dos processos tramitam de forma digital e com esta ação, que não tem precedentes na história da Justiça Estadual, queremos incrementar nosso ‘parque tecnológico’ o que vai favorecer a agilização de nossas demandas”, apontou.

Yedo Simões acrescentou que os investimentos na aquisição e repasse de implementos de hardware (computadores, monitores e impressoras multifuncionais) soma-se a um projeto mais amplo que potencializou o acesso à internet nas comarcas. “Com essa perspectiva, avançamos muito em tecnologia nos últimos dois anos, pois viabilizamos a contratação de links satelitais para o interior, o que aumentou ampliou a conectividades das comarcas, que tiveram o sinal de internet ampliado de 128/256 kbps para 1 mega”, informou o presidente da Corte.

De acordo com a Divisão de Tecnologia e Comunicação do TJAM, além da disponibilidade de 1 mega para acesso à rede mundial de computadores e para acesso ao Sistema de Automação da Justiça (SAJ/Projudi), algumas Comarcas – como as de Coari, Tabatinga, Amaturá e São Gabriel da Cachoeira – passaram, recentemente, a usufruir de 10 megas disponíveis para conectividade, resultante de uma parceria firmada entre o TJAM e o SIPAM (Sistema de Proteção da Amazônia/GSAC).

A orientação da presidência do TJAM é que as comarcas recebem, já neste início de 2020, os equipamentos de informática e, para tanto, a Divisão de Tecnologia e a de Divisão de Patrimônio têm trabalhado de forma reforçada neste início de ano judiciário com esta finalidade. A logística de repasse inclui, como etapas, a definição do número que equipamentos (por Comarca), o tombamento patrimonial destes, o acionamento da empresa transportadora devidamente contratada e, por fim, a entrega dos materiais nas comarcas.

A instalação dos equipamentos nas comarcas se dá pelos próprios servidores destas, algum com formação especializada no ramo, e em outras, com o suporte da equipe itinerante da Divisão de Tecnologia e Comunicação, que visita rotineiramente as diversas comarcas.

De acordo com a TI do Tribunal, os novos equipamentos adquiridos substituirão materiais defasados e poderão se somar àqueles cujo uso ainda atende as necessidades das unidades da Justiça.

Artigo anterior“Sou um menino de peruca”, garante Pabllo Vittar
Próximo artigoProcurando emprego? Gol abre vagas para trabalho home office