Através do edital de chamamento público 2019 A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) preparou uma programação especial para o seu Espaço Cultural Velha Serpa em Itacoatiara (AM). A Fundação André e Lucia Maggi (FALM) é a instituição responsável pela gestão do Investimento Social Privado da AMAGGI nas regiões estratégicas para a empresa. Sua atuação está voltada para o fortalecimento do protagonismo social de jovens e lideranças para o desenvolvimento local sustentável. São oficinas e apresentações gratuitas voltadas para toda a comunidade e a Espatódea Trupe foi selecionada entre propostas recebidas de todos os Estados da Amazônia Legal, e ficou responsável pela única atração de Teatro com o Espetáculo “Bumba meu boi, a festa vai começar” que acontecerá no dia 27 de Julho às 19:30h.

Bumba-Meu-Boi: A festa vai começar, conta a história da origem de um dos maiores eventos culturais do Brasil, o Festival Folclórico de Parintins, originado do bumba-meu-boi nordestino, tendo como narrativa a lenda de Catirina, uma empregada grávida que ao sentir um desejo de comer língua de boi, convence seu marido a abater o boi favorito da fazenda de seu patrão. E por conta disso, causa grande comoção na redondeza, promovendo uma série de rituais na tentativa de ressuscitar o animal e devolver alegria à fazenda.   

Embarcam para Itacoatiara no elenco: Guilherme Bindá, Geli Alves, Kaylane Janes, junior Victorino, Lucas Silvas e Emanuela Caldas, com a Direção e Produção de Emille Nóbrega e Árlisson Cruz. O grupo retorna no dia seguinte para apresentar o mesmo espetáculo no Largo de São Sebastião às 16:00h pela Virada Sustentável Manaus 2019 logo após de ministrar uma oficina de Teatro de Rua no mesmo local às 15:00h pela professora Emille Nóbrega. E não é somente isso, ainda no dia 28 de julho, outro espetáculo se apresenta no Shopping Manaus Via Norte às 14:00h, “O cavaleiro Andante e Seu Fiel Escudeiro” com os artistas Gabriel Martins, Davi de Paula e Cairo Vasconcelos, com a produção de Rayana fortes.

As atrações (espetáculos, oficina e contação de histórias) são voltadas para o fortalecimento do protagonismo, por meio de atividades lúdicas de construção coletiva, promovendo a criatividade, a expressão e o autoconhecimento. A participação é gratuita 

A Espatódea Trupe Produções artísticas é uma extensão das experiências vivenciadas por nós (idealizadores) a partir de algumas participações em outros grupos teatrais amazonenses, em busca de uma identidade. O grupo é composto em sua maioria por graduados em Teatro (Licenciatura e Bacharel) pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e alunos do Liceu Cláudio Santoro, resultado da resistência artística, que ainda hoje enfrenta dificuldades em continuar a fomentar, discutir e produzir Arte, principalmente na região Norte. Sabendo das necessidades e exigências no mercado de trabalho, a ‘Espatódea’ ressurge com uma nova roupagem, na intenção de se profissionalizar, experimentar outras linguagens e referências em Arte.

Artigo anteriorAção de saúde e cidadania marca comemoração dos 20 anos de criação de UBSF no bairro da Paz
Próximo artigoÁguas de Manaus concede desconto na tarifa social para consumidores de baixa renda