A proposta de reforma do calendário do futebol mundial a partir de 2024 que vem sendo analisada pela Fifa, incluindo a Copa do Mundo passando a ser realizada a cada dois anos, segue dando polêmica. Nesta quarta-feira, a Uefa divulgou um comunicado em tom crítico à proposta, listando “perigos reais” em caso de aplicação das medidas mencionadas.

“Existem perigos reais associados a este plano: a diluição do valor do evento número um do futebol mundial, cuja ocorrência quadrienal lhe confere uma mística com a qual cresceram gerações de torcedores; a erosão das oportunidades esportivas para as seleções nacionais menos poderosas, substituindo jogos regulares por torneios finais; o risco para a sustentabilidade dos jogadores, forçados a participarem em competições de alta intensidade no verão (europeu) em todos os anos, em vez de terem intervalos de recuperação mais longos, em anos alternados; o risco para o futuro dos torneios femininos, privados de espaços temporais exclusivos e ofuscados pela proximidade dos principais eventos masculinos”, comunicou a entidade que comanda o futebol europeu.

A Uefa também disse estar “desapontada” com a Fifa pelos projetos de reforma do calendário serem promovidos antes de consultas e reuniões com outras partes interessadas.

“A Uefa está desapontada com a metodologia adotada, que até agora tem levado a projetos de reforma radical serem comunicados e promovidos abertamente antes de ter sido dada, juntamente com outras partes interessadas, a oportunidade de participar em qualquer reunião de consulta”, comentou.

A entidade ainda ressaltou que, junto com as federações locais europeias, solicitou uma reunião com a Fifa para tratar do assunto, mas que ainda não receberam resposta.

“Em 14 de Setembro, a Uefa e as suas 55 federações membro solicitaram à Fifa que organizasse uma reunião especial conjunta para poderem expressar as suas preocupações sobre o impacto de tais planos. A Uefa e as suas 55 federações membro ainda não receberam uma resposta da Fifa sobre este pedido”, ressaltou. (Gazeta Esportiva)

Artigo anteriorApós irritação por substituição no Palmeiras, Dudu responde aviso de Abel Ferreira
Próximo artigoLuciano Hang sobre Lula no LinkedIn: “É como o papa no Tinder!”