Até hoje, dia 15 de outubro, o Colégio Dante Alighieri, em São Paulo, divulga e apoia as inscrições para a prova de vestibular para os alunos interessados em ingressar na Universidade de Trento, na Itália. O exame será aplicado online dia 20 de outubro e faz parte do Projeto Raise Your International Talent in Trento (RIT; Aumente o Seu Talento Internacional em Trento, em tradução livre), oferecido pela instituição de ensino para estudantes da América do Sul e Europa.

O RIT tem como objetivo recrutar estudantes que querem fazer a graduação universitária em italiano com início em 2021/2022. Os alunos da 2ª série do Ensino Médio podem realizar o teste como trainees.

As inscrições devem ser feitas através do site, basta acessar e buscar pela opção “Progetto RIT – Raise your international talent in Trento 2021/2022 – Iscrizione alla prova di ammissione”. A taxa para o exame de vestibular é de 25 euros.

Para o que eles chamam “Laurea de Primeiro ciclo”, que é uma graduação com três anos de duração, os cursos são ministrados em italiano. Há cursos como Física; Informática; Matemática; Engenharia Civil etc. A totalidade dos cursos pode ser baixada neste link.

Já para os cursos com duração de cinco ano, chamados de “Laurea Magistrale”, as opções são: Matemática, Física, Filosofia; Engenharia Industrial; Direito etc. Neste link podem ser encontrados todos os cursos: https://www.unitn.it/ateneo/73740/corsi-di-studio.

O início dos cursos está marcado para setembro de 2021, mas a universidade pede que os novos alunos cheguem à Itália em agosto, oferecendo um serviço exclusivo para recebê-los e ajudar com tudo o que for preciso, inclusive na procura de um alojamento, se necessário.

Requisitos para estudar na Universidade de Trento – Os requisitos para ingressarem na instituição são: comprovar 12 anos de ensino, apresentar o diploma do Ensino Médio e uma certificação linguística nível B2 de italiano (CILS ou CELI) até junho de 2021. Caso o estudante tenha origem italiana ou tenha estudado em uma escola italiana, essa certificação não é necessária.

A universidade oferece cursos de italiano a partir de setembro para alunos que necessitam apesar da cidadania italiana.

A prova – O teste de admissão é composto por 50 questões de múltipla escolha e os estudantes terão uma hora para realizá-lo. Para áreas científicas e tecnológica, a prova trará questões de matemática; ciência; testes de lógica e raciocínio. Já para quem escolher área de Humanas, a prova vai avaliar conhecimento de cultura geral; habilidade de compreensão de texto; conhecimento da língua italiana e conhecimento de matemática básica.

De acordo com o resultado da prova, o aluno poderá receber um bolsa mérito e a isenção da taxa universitária anual; e os primeiros classificados, além de não pagarem esse valor, recebem uma bolsa de 5200 euros por ano (cerca de 34000 reais). Por conta do cenário atual da pandemia do COVID-19, o teste será online, por isso é necessário que o candidato tenha um computador com câmera e um celular para que a universidade possa se comunicar e verificar se é o aluno quem está fazendo o exame.

Sobre a Universidade de Trento – Considerada uma cidade universitária, Trento está localizada ao norte da Itália, tem  100 mil habitantes, incluindo 17 mil alunos universitários – dos quais 1300 são alunos internacionais -, e está situada entre uma cadeia de montanhas conhecidas como Dolomitas, que é um patrimônio da Unesco. A Universidade de Trento está em primeiro lugar entre as universidades de médio porte do país.

Vestibulares de universidades italianas no Dante – Já são quatro universidades italianas que têm seus vestibulares realizados para alunos brasileiros por intermédio do Colégio Dante Alighieri. Desde 2017, o Dante hospeda o vestibular da prestigiada universidade de engenharia Università Politecnico di Torino, que já recebeu alunos brasileiros atualmente cursando a universidade em Turim. Em 2018 o Dante passou a realizar em sua sede as provas para ingresso na Università di Bologna, com uma ampla gama de cursos oferecidos em seu campus, como ciências naturais, farmácia, tradução, ciências sociais, literatura, entre outras. Em 2019 o colégio passou a realizar também provas de admissão na universidade de Trento, em diversos cursos e, em 2020, ofereceu provas da Università Bocconi

Sobre o Colégio Dante Alighieri – Fundado pela comunidade italiana em 1911, o Dante é um colégio que tem conseguido de forma eficiente unir sua tradição à inovação. Atende alunos desde os três anos até a terceira série do Ensino Médio. Oferece o ensino bicurricular italiano e brasileiro, o curso Ecce, e tem também o High School. Com seu programa de pré-iniciação científica estimula a investigação e resolução de problemas sendo um dos mais premiados do Brasil em competições científicas internacionais. A abordagem da tecnologia e da experimentação científica começa já na educação infantil. Conta com infraestrutura atualizadíssima em termos de tecnologia, literatura, artes e ciências – com um dos mais proeminentes museus escolares de História Natural do Brasil. A proposta educacional se ampara na excelência do ensino para a formação de um indivíduo com consciência de suas possibilidades e limitações, munido de uma cultura que lhe permita conhecer e compreender o mundo e refletir sobre o papel do homem.

Artigo anteriorPaciente da FCecon tem alta e volta para casa com escolta surpresa do BPTran
Próximo artigoRecuperado da covid-19, Ibrahimovic reforça o Milan no clássico com a Inter