A vacinação contra a Covid-19 no Amazonas avança nos municípios do interior com a aplicação de doses em grupos de novas faixas etárias e dos grupos prioritários, nesta segunda quinzena do mês. Os municípios estão realizando mobilizações para a aceleração da imunização da população.

De acordo com a diretora do Departamento de Atenção Básica Estadual (Dabe), Viviana Almeida, todos os municípios estão recebendo visitas das equipes de vigilância, assistência hospitalar e atenção básica para ações de monitoramento e prevenção à Covid-19.

“Nós já visitamos alguns municípios da Região Metropolitana e estamos  realizando o treinamento das equipes que vão fazer as visitas nos demais municípios para avaliar o cenário epidemiológico e apoiar os municípios nas ações de vacinação, organização do atendimento hospitalar e estratégia de testagem e monitoramento dos casos para interromper a cadeia de transmissão do vírus”, destacou.

O município de Itapiranga (a 227 quilômetros da capital) lidera o ranking do vacinômetro da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS-AM), com a aplicação da primeira dose de toda a população dos grupos prioritários, iniciando na próxima quinta-feira (17/06) a vacinação de gestantes e puérperas e da população de acima dos 35 anos sem comorbidades. O município já aplicou 10.070 doses, sendo 7.612 de primeira dose e 2.458 de segunda dose.

Outros municípios iniciaram a vacinação de pessoas abaixo dos 30 anos, como é o caso de Maués (a 276 quilômetros de Manaus), que já realiza a imunização de pessoas com mais de 20 anos; Lábrea (distante 702 quilômetros da capital), que iniciou nesta quarta-feira (16/06) a vacinação da população de 30 a 39 sem comorbidades e de pessoas de 18 a 29 com comorbidades; e Barcelos, Coari e Parintins, distantes 399, 363 e 369 quilômetros da capital, respectivamente, realizam a imunização de pessoas de 30 a 39 anos nesta semana.

Em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), a partir de sexta-feira (18/06) a vacinação passa a atender pessoas acima dos 40 anos de idade sem comorbidades. A mobilização iniciou na última segunda-feira (14/06) para a população de 51 a 54 anos e avançou para faixas etárias mais baixas.

Além dessa faixa etária, o município está realizando a imunização de 19 grupos prioritários, incluindo gestantes e puérperas com comorbidades, trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento, trabalhadores do transporte rodoviários e pessoas com deficiência.

Conforme dados da vacinômetro da FVS-AM, Manacapuru já aplicou 20.898 doses de imunizantes, sendo 14.851 de primeira dose – o que corresponde a 51,8% da população programada para ser contemplada – e 6.047 de segunda dose, 21,1% da população.

Além de Manacapuru, os municípios de Novo Airão, Iranduba e Canutama, situados respectivamente a 115, 27 e 619 quilômetros da capital amazonense, iniciam nesta semana a vacinação da população acima dos 40 anos sem comorbidades, além da manutenção da rotina dos demais grupos prioritários.

Artigo anteriorBrasileiro que joga na seleção russa tem suspeita de lesão na coluna
Próximo artigoAngelus Figueira propõe Audiência Pública para minimizar problemas hídricos no Amazonas