Dentro da proposta de escrever sobre os Valores Fundamentais do Ambiente Escolar, hoje falaremos sobre a ALEGRIA. Mas você sabe o que é alegria? Você é uma pessoa alegre? Como ser alegre numa sociedade que vive o seu pior momento de tristeza, sofrimento, medo, dor? Qual a importância da alegria no ambiente escolar? Vamos conversas sobre isto?

Uma rápida pesquisa no Google sobre o termo alegria encontramos isto: “A palavra alegria vem do latim felicitas, “felicidade”, de felix, “feliz”, de um verbo grego phyo, que significa “produzir”, que traz a conotação de que quem é alegre é “fecundo, produtivo”. A mesma palavra também tem outra origem no latim alacritas, de alacer, “de ânimo leve, contente”.

No meio do deserto que estamos atravessando, nunca podemos perder de vista à alegria, à esperança de dias melhores. E nesse ponto sugiro a você que assista o filme “A vida é bela” e veja como a alegria daquele pai fez o seu filhinho nem perceber o horror do campo de concentração. Esse filme nos mostra que a alegria, o bom humor, o sorriso, a criatividade, nos livra dos piores pesadelos!

Aliás, esses valores constituem a verdadeira força dos vitoriosos. Quem é alegre é feliz. Sim, à alegria é uma característica dos seres humanos que são felizes. Alguém até pode discordar dessa ideia, mas ao longo dos meus quase cinquenta anos de idade, eu nunca encontrei ninguém que esteja passando por algum problema dizer que é feliz. Ao contrário, felicidade não rima com sofrimento, dor. Pessoas felizes vivem sorrindo e não chorando, se maldizendo. Por isso, não há dificuldade que resista ao bom humor, ao sorriso.

E o que dizer da alegria no ambiente escolar? Será que o estudante pode ser feliz na escola? Qual a importância da alegria no ambiente escolar? Para compreender melhor essas questões, vamos nos debruçar sobre a função da escola. Será que a função da escola é apenas transmitir conhecimento?

A função da escola é garantir a aprendizagem de conhecimento, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo. No entanto, nada disso faz sentido se o educando não é capaz de torna-se sujeito crítico. O fim último da educação é a realização pessoal e profissional do educando. Portanto, alegre, feliz e realizado.

Dom Bosco, o fundador dos Salesianos, escolheu a alegria como carro chefe da educação. Para ele, a alegria constituía uma radiografia do colégio e favorecia o encontro espontâneo do educando com o educador. “O jogo, a alegria e o ambiente festivo são essenciais e atraem os jovens” – dizia. Dessa forma, para o Santo da Juventude, a fé e a religião devem ser cultivadas num clima de alegria sincera e de expansão juvenil, garantidas pelo amor, pela paternidade e pela confiança.

Em suma, a importância da alegria no ambiente escolar é que ela favorece ao educando uma aprendizagem crítica, livre e cheia de significado, possibilitando atuar na sociedade de forma a modificá-la, inserindo seu conhecimento na luta contra à opressão, o preconceito, pela igualdade de oportunidade e pela justiça para todos.

Outrossim, a alegria no ambiente escolar não pode estar atrelada apenas ao espontaneísmo ou à satisfação dos desejos imediatos dos alunos, pois isto poderia comprometer sua preparação para agir no mundo. Mesmo reconhecendo a importância de “métodos agradáveis” e “relações simpáticas entre professores e alunos”, Paulo Freire apontava a “renovação dos conteúdos culturais” como fonte primeira de alegria.

Por fim, a ideia de que a escola deva ser um local de alegria é um tema bastante explorado na história da pedagogia. No entanto, para finalizar esse artigo vou apenas acrescentar que a alegria é uma das qualidades indispensáveis à educação democrática, pois esta prática não se faz somente com ciência e técnica. Ser feliz implica ter projetos, acreditar neles e saber como agir. Tenhamos projetos, sejamos alegres, sejamos felizes!

Luís Lemos

Filósofo, professor universitário e escritor, autor do livro: “Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas”.
Instagram: @professorluislemos
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