O amor, o respeito, a liberdade, a alegria, o perdão, a solidariedade são valores fundamentais do ambiente escolar que trataremos nessa série. Hoje, no primeiro artigo, escreveremos sobre o RESPEITO.

Em primeiro lugar, partimos do princípio de que o respeito é fundamental para se estabelecer relações profundas e sinceras entre as pessoas. Não existe outro caminho, tudo começa pelo respeito. Onde há respeito, as pessoas tornam-se alegres, livres e felizes.

No ambiente escolar, o respeito é fundamental para que educadores e educandos construam relações sociais saudáveis. É na escola que milhares de crianças e adolescentes formam o seu caráter. É, também, na escola que milhares de crianças e adolescentes têm, pela primeira vez, noção de cidadania.

Reconhecer à diversidade é o princípio básico do respeito no ambiente escolar. De forma alguma professores, pedagogos, gestores, pais e alunos devem negar à diversidade no espaço escolar. Pelo contrário, precisam ensinar seus filhos e alunos sobre a importância do respeito à diversidade cultural.

Um ambiente escolar saudável é aquele que estimula à convivência pacífica, respeitosa e harmônica entre todos. Em hipótese alguma os professores devem propagar a ideia de um pensamento único, de uma cultura melhor do que a outra.

O respeito à diversidade cultural no ambiente escolar estimular o conhecimento, a pesquisa e o debate em relação às diferenças de gênero, raça, religião e ideologias. Assim, onde não existe respeito às opiniões adversas, reina à barbárie, ou seja, a violência e a falta de civilidade.

Dessa forma, o respeito ajuda o educando no crescimento pessoal, intelectual e social. Não existe espaço mais propício à educação do que um ambiente escolar respeitoso. Quando o educando sente-se respeitado em sua singularidade, ele cresce afetiva e intelectualmente.

Portanto, não existe um ambiente mais propicio à aprendizagem pedagógica do que o espaço escolar acolhedor. O ambiente escolar respeitoso contribui para à aprendizagem significativa do educando. Contribui, ainda, para que o educando se sinta integrado ao ambiente escolar e estabeleça relações afetivas seguras e duradouras.

Em suma, tudo começa pelo respeito. Quando existe respeito no ambiente escolar, tudo flui mais fácil. O educando sente-se acolhido e passa a interagir mais com os seus pares. O respeito no ambiente escolar tem o poder de evitar sofrimento, constrangimento, solidão e melhora as relações sociais entre os educandos.

Por fim, precisamos respeitar mais uns aos outros. Respeitar mais os professores, pedagogos(as), gestores(as), pais, alunos, idosos, mulheres, crianças. Emanados em um único propósito: respeito mútuo, o ambiente escolar torna-se alegre, festivo e propício à aprendizagem.

Luís Lemos

Filósofo, professor universitário e escritor, autor do livro: “Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas”.
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