Um deslizamento de terra em Ouro Preto, na região Central de Minas, soterrou casarões históricos na manhã de hoje (13). Um dos imóveis soterrados era patrimônio histórico do município. A outra casa atingida trata-se de um armazém, de propriedade particular, segundo informações iniciais do Corpo de Bombeiros.

O casarão atingido já chegou a funcionar como Agência de Atendimento de Florestas, Pesca e Biodiversidade. No entanto, segundo a Prefeitura de Ouro Preto, o imóvel está interditado desde 2012.

Ação preventiva

O deslizamento da encosta no centro histórico de Ouro Preto não deixou vítimas. Segundo o Corpo de Bombeiros, o plano de contingência foi efetivo na evacuação. “Anteriormente foram mapeadas os locais onde havia maior risco geológico. Foram iniciadas as ações preventivas das pessoas que moravam próximos de encostas que estavam sendo monitoradas”, detalha a tenente-coronel Gracielle Santos.

“Essa ação preventiva salvou vidas. Nós não tivemos nenhuma vítima deste evento na cidade de Ouro Preto nesta manhã”, reforça.

Local permanece interditado

Apesar da evacuação ter sido efetivo, ainda há uma instabilidade na encosta. Os bombeiros informam que, se houver outro desmoronamento, há a possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos.

Em comunicado divulgado pelo Instagram, a Prefeitura de Ouro Preto orientou a população a evitar a região do Morro. Segundo a publicação da Prefeitura, há no local “um enorme bloco rochoso fraturado”.

“Já acionamos o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, a Ourotran e nosso geólogo para fazer a avaliação. Peço as pessoas que tenham paciência, porque o trânsito será liberado depois que for feita uma análise”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, Neri Moutinho. (Metrópoles)

#Brasil #OuroPreto #DeslisamentodeTerra #CasarõesHistóricos #NenhumaVítima

Artigo anteriorSeis pessoas da mesma família desaparecem após naufrágio de embarcação no Rio Madeira
Próximo artigoProjota revela arrependimento sobre o BBB: “Perdi tudo de uma vez”