Vinte e três passarelas de travessias de pedestres mapeadas pela Prefeitura de Manaus são beneficiadas com o programa de adoção de espaços públicos de Manaus, o “Adote Manaus”, criado na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto, onde, em parceria com a iniciativa privada, é feita a revitalização e adoção de espaços públicos por empresas ou representantes da sociedade civil organizada.

A ação de requalificação dos equipamentos públicos de Manaus, intermediada pela Secretaria Municipal de Parcerias e Projetos Estratégicos (Semppe), recebe apoio da Comissão de Paisagismo e Urbanismo, presidida pela primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro, e das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) e dos institutos municipais de Planejamento Urbano (Implurb) e Mobilidade Urbana (IMMU). 

“O prefeito Arthur Virgílio Neto conseguiu, com esse trabalho, mostrar para a iniciativa privada o quanto estamos desenvolvendo projetos que deixam uma cara de seriedade, embelezamento e credibilidade junto à Prefeitura de Manaus. Estamos correndo para entregar até o final do ano as 23 passarelas com todos os parceiros fechados e totalmente revitalizadas e adotadas pelos próximos cinco anos, um ganho para o município, cidade e cidadão”, frisou a secretária da Semppe, Maria Josepha Chaves, durante o início da revitalização da passarela 26, localizada na avenida Carvalho Leal, bairro Cachoeirinha, zona Sul.

Os trabalhos foram acompanhados pela secretária Maria Josepha, pela subsecretária da Semppe, Amanda Rocha, e pelo parceiro, CEO das tintas Alteza, Lio Ferreira, que formalizou parceria para revitalizar e cuidar de três passarelas localizadas na Cachoeirinha, Parque 10, zona Centro-Sul, e São José Operário, zona Leste, em frente ao Clube do Trabalhador.

Na opinião do CEO das Tintas Alteza, Lio Ferreira, não cabe somente ao poder público zelar e cuidar sozinho do patrimônio público, mas também é primordial a cooperação das empresas. Segundo ele, as tintas Alteza já realizam um trabalho social e o programa de adoção de espaços públicos de Manaus veio ao encontro do trabalho já desenvolvido pela empresa. “A qualidade e a resistência da nossa marca veio para somar com a cidade de Manaus, onde estamos presentes há mais de três anos. Vimos não apenas para deixar somente as casas mais bonitas, mas toda a cidade. Tinta é vida e vimos mostrar isso na prática”, completou.

Balanço

Superando as expectativas do município previstas para 2019, a Prefeitura de Manaus, por meio da Semppe, formalizou parcerias para revitalização e manutenção em que a iniciativa privada realiza as obras de melhorias do equipamento público, bem como cuida do mesmo pelos próximos cinco anos, proporcionando o embelezamento da cidade, o uso do mesmo pela população, além de desonerar o Tesouro municipal.

A Semppe está fechando o ano com mais de 80 projetos de revitalizações, adoções, doações executadas, dos quais 43 são de obras concluídas, além de 22 projetos arquitetônicos desenvolvidos. Outros 40 projetos estão previstos para ser implementados em 2020, abrangendo todas as áreas da cidade.

Somente em passarelas, são 16 entregues revitalizadas, quatro estão em obras, duas aguardam o início dos trabalhos e uma está em formalização de parceria. Todas as unidades recebem pintura, manutenção dos corrimões, guarda-corpos e nas estruturas metálica e de concreto, iluminação de LED, além da nova comunicação visual com assinatura do parceiro-privado.

Artigo anteriorSupermercado é condenado a indenizar operadora de caixa que apresenta redução da capacidade de trabalho
Próximo artigoLimites para compras em viagem ao exterior vai subir para U$1.000