METRÓPOLES – Pelo menos 20 pessoas foram mortas e mais de uma dúzia ficaram feridos em uma debandada durante um culto de igreja em um estádio no norte da Tanzânia, disse uma autoridade do governo no domingo 02/02. Centenas de pessoas lotavam um estádio na noite de sábado 01/02 na cidade de Moshi, perto das encostas do Monte Kilimanjaro, e foram pisoteadas enquanto corriam para ser ungidas com “óleo abençoado”.

“Vinte pessoas morreram e 16 ficaram feridas no incidente”, disse, por telefone o comissário distrital de Moshi, Kippi Warioba. Cinco dos mortos eram crianças, disse ele. “O tumulto ocorreu quando os fiéis corriam para ser ungidos com óleo abençoado”, disse Warioba.

O pastor Boniface Mwamposa tem atraído multidões prometendo prosperidade e cura de doenças aos fiéis que seguem o que ele descreve como “óleo abençoado” durante seus cultos na igreja.

As autoridades temem que o número de mortos possa aumentar devido ao tamanho da multidão e às condições escuras de quando o tumulto ocorreu. “O incidente ocorreu à noite e havia muitas pessoas, então existe a possibilidade de que mais vítimas possam surgir. Ainda estamos avaliando a situação”, afirmou Warioba. A Tanzânia tem visto um aumento no número de pastores do “evangelho da prosperidade” nos últimos anos, que prometem tirar as pessoas da pobreza e realizar o que chamam de cura milagrosa. Milhares de pessoas no país de 55 milhões de habitantes se reúnem nas igrejas pentecostais.

Artigo anteriorPromotor é preso por receber 1,3 milhão de reais em propinas
Próximo artigoConmebol atua para evitar transmissão pirata dos jogos na América do Sul