Os avanços do audiovisual do Amazonas neste século, com filmes premiados em festivais ao redor do planeta e o surgimento de eventos em larga escala, como o Amazonas Film Festival, Matapi e Olhar do Norte, serão o foco da websérie “Terceiro Ciclo do Cinema Amazonas”. O projeto do Cine Set, site de cinema em atividade em Manaus há seis anos, estreia na quarta-feira (13/01), no YouTube.

Contemplado no edital Programa Cultura Criativa 2020 – Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, do Governo do Amazonas, o projeto terá sete episódios com duração máxima de dez minutos cada um. A apresentação fica por conta do editor-chefe do Cine Set e autor da proposta, Caio Pimenta.

“A websérie tem como ponto de partida o livro de 1994, ‘A Tônica da Descontinuidade: cinema e política em Manaus na década de 60’, em que o professor da Universidade Federal do Amazonas e um dos principais pesquisadores sobre o audiovisual do Estado, Narciso Lobo, afirma que o cinema amazonense tivera dois ciclos até então: o primeiro com Silvino Santos, nos anos 1910, até o início da década de 1930, e o segundo com a geração cineclubista dos anos 1960. Acredito que seja possível afirmar sim que, a partir de 2001 com a criação da Amazonas Film Commission e o Núcleo de Polo Digital, vivemos uma terceira etapa do nosso audiovisual”, diz Caio Pimenta.

Ao longo dos sete episódios, a websérie resgata a história de Silvino e do cineclubismo dos anos 1960 para chegar aos dias atuais. Da nova geração, o Cine Set destaca as principais características desta produção, os filmes que circularam o planeta, os eventos surgidos ao longo dos anos e também as marcas da descontinuidade.

Os vídeos da websérie serão lançados todas as quartas-feiras no canal do Cine Set no YouTube, sempre a partir de 11h (horário de Manaus). Os roteiros na íntegra, assim como os links para os filmes locais, estarão disponibilizados no site de cinema.

Sobre o Cine Set – Site de cinema produzido em Manaus há seis anos, o Cine Set já participou das coberturas de importantes festivais como Cannes, Karlovy Vary, Londres, Gramado, Olhar de Cinema e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Sobre Caio Pimenta – Editor-chefe do Cine Set, exerce o cargo de Diretor de Programas na TV Ufam. É formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas, com pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

Artigo anteriorPastor que negava gravidade da pandemia muda de ideia após ‘vale da sombra da morte’
Próximo artigoTribunal condena empresa que ligou mais de 80 vezes para cobrar um terceiro